Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com o antropólogo, Darcy Ribeiro, a instituição social que nos possibilitou a formação deste “Criatório de Gente” que é o Brasil, foi o cunhadismo, velho uso indígena de incorporarestranhos à sua comunidade. Se não fosse esta prática em dar uma moça indígena como esposa ao estranho. E assim que ele a assumisse, estabelecia, automaticamente, laços que o aparentavam com todos os membrosdo grupo, pois a função do cunhadismo foi fazer surgir a numerosa camada de gente mestiça que efetivamente ocupou (e ocupa) o Brasil que temos. hoje.
A escravidão indígena predominou ao longo de todoo primeiro século e só veio sobrepujar-se com o aparecimento da escravidão negra no século XVII.
“Os Brasilíndios” durante 400 anos foram: violentados, massacrados, odiados, roubados, destruídoscomo pessoas físicas e como entes culturais.
A violência era uma das armas empregadas pelos colonizadores para intimidar e “amansar” os índios; e os jesuítas e missionários que sempre condenavam os maustratos, porém aceitavam a escravidão como coisa natural que os índios deviam se submeter à cultura dos colonizadores.
Em seguida vemos a visão do índio forte, belo, sadio e solidário sendosubstituída pelo bárbaro, cruel, preguiçoso, fraco, ocioso e que por isso não suportavam o trabalho. Pelo contrário, a função básica dos índios cativos foi, porém, a mão-de-obra na produção de subsistência,enquanto que a escravatura negra era para produção mercantil de exportação.
O índio hoje continua sendo um ser marginalizado, não integrado a sociedade, visto como exótico, diferente, sem possibilidadede viver dentro de sua própria cultura.
Pelo Serviço de Proteção aos Índios (decreto 8072, de 20 de julho de 1910) em tese, os índios devem ser respeitados em suas crenças e costumes, deverão serprotegidos em seus próprios territórios, as famílias jamais deverão ser desmembradas, todos os direitos devem assegurados e progressivamente deverão ser assimilados a nossa cultura.
Infelizmente...
tracking img