Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou alta temperatura de carvão[->0] ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo[->1].
Usos
O monóxido de carbono é um agente redutor, retirando oxigênio de muitos compostosem processos industriais (formando CO2[->2]), como na produção de ferro[->3] e outros metais[->4] a partir de seus minérios e hidrogênio a partir da água. Também se combina com o níquel[->5] metálico produzindo um composto volátil que é usado na purificação deste metal (processo Mond). Também é usado na síntese de vários compostos orgânicos, como ácido acético[->6] (processo Monsanto[->7]),plásticos[->8], metanol[->9] e formatos[->10].
Foi utilizado[3] na Segunda Guerra Mundial para a eliminação sistemática daqueles alemães que os nazistas consideravam "indignos de viver" devido a alguma deficiência física ou mental. Seis instalações foram criadas com esse objetivo: Bernburg, Brandenburg, Grafeneck, Hadamar, Hartheim e Sonnenstein. Estes campos de extermínio utilizavam o monóxido decarbono em sua forma pura, produzido quimicamente.
Também já foi muito usado como combustível[->11], sob o nome de gás de síntese[->12], que é feito passando-se vapor de água sobre carvão superaquecido, formando uma mistura de CO, hidrogénio[->13], nitrogénio[->14] e dióxido de carbono[->15].
Toxicidade
Forma com a hemoglobina[->16] do sangue um composto mais estável do que ela e o oxigênio, podendolevar à morte por asfixia.
A exposição a doses relativamente elevadas em pessoas saudáveis pode provocar problemas de visão, redução da capacidade de trabalho, redução da destreza manual, diminuição da capacidade de aprendizagem, dificuldade na resolução de tarefas complexas e até mesmo levar a morte.
Concentrações abaixo de 400 ppm[->17] no ar causam dores de cabeça e acima deste valor sãopotencialmente mortais, tanto para plantas e animais quanto para alguns microrganismos.
O monóxido de carbono está associado ao desenvolvimento de doença isquémica coronária,pensando-se que esse fato resulte da interferência com a oxigenação do miocárdio e do aumento da adesividade das plaquetas e dos níveis de fibrinogénio o que ocorre particulamente com os fumantes.

Os Cianetos (do grego[->18]κυανός (kyanós) = "de cor azul-esverdeada" + sufixo), são compostos químicos que contém o grupo ciano -C≡N, com uma ligação tríplice entre o átomo de carbono[->19] e o de nitrogênio[->20]. São classificados como cianetos iônicos, ou cianetos covalentes conforme o modo como se ligam ao resto da molécula.[1]
Cianetos Iônicos
Os cianetos iônicos, têm como característica o grupamento C≡N–, ou Aníoncianeto[->21], associados a metais como o sódio[->22] ou o potássio[->23]. Foram no passado denominados cianuretos, nome que persiste na tradição literária e no uso popular.[1] São sais[->24] derivados do Cianeto de hidrogênio[->25] (HCN) também chamado ácido cianídrico ou ácido prússico. Tanto os sais como o ácido são conhecidos por serem altamente letais, causando uma morte quase imediata.Entretanto, ao contrário de outros venenos, doses sub-letais não se acumulam no organismo.
[editar] Cianetos covalentes
São compostos em que o grupamento -C≡N é ligado covalentemente a átomos de carbono em moléculas orgânicas. São também denominados nitrilas[->26]. São exemplos a acetonitrila[->27], (cianeto de metila) e a fenilacetonitrila (cianeto de benzila).[1] São isômeros dos isocianetos ouisonitrilas que contêm o grupamento -N≡C. Nenhum destes compostos exibe o tipo de toxidez característica dos cianetos iônicos, pois o grupamento é firmemente preso ao restante da molécula.
[editar] Aspecto
O cianeto de hidrogênio[->28] é gás incolor com típico odor amargo, lembrando amêndoas. Não é seguro utilizar o olfato para identificá-lo. Os cianetos de sódio e de potássio são pós brancos....
tracking img