Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





Trabalho Realizado por:
Miguel Gomes 11ºk Nº18
Professora:
Manuela Osório


Escola Secundária de Santo André

Índice





Capa
Índice
Introdução
Desenvolvimento• 1. Identificação da obra

• 2. «Resumo-aperitivo»

• 3. Leitura de um fragmento

Conclusão





















Introdução
Este trabalho tem como objetivofalar sobre o romance escrito por Eça de Queirós.
Neste trabalho vou falar sobre a identificação da obra e o seu resumo aperitivo.


Desenvolvimento
1. Identificação da obra

A obra alvo deestudo intitula-se A Cidade e as Serras e foi escrita por Eça de Queirós.

Este autor, José Maria Eça de Queirós, nasceu na Póvoa do Varzim no dia 25 de novembro de 1845.Defensor do Realismo, morreu emParis em 1900.

A primeira edição do romance A Cidade e as Serras foi publicada em 1901, Livraria Chardron,, no Porto, pela editora Lello & Irmão.

A obra em questão não tem subtítulo, noentanto, alguns estudiosos da matéria vêem-na como uma continuação do conto Civilização. Insere-se na terceira fase do autor :a preocupação com os valores tradicionais portugueses ,a vida campestre...2. «Resumo-aperitivo»

Este romance que tem como personagem principal Jacinto, retrata alguém da época de Eça que apesar de todo o conforto e tendo acesso a tudo o que é material se senteinsatisfeito. Tal como muitas outras personagens do romance deste autor e de outros autores, encaixam-se perfeitamente na sociedade contemporânea.

O vazio, o enfado e o desinteresse que ocupam a vida deJacinto são substituídos pela grande descoberta da Natureza. Esta traz-lhe o sossego, os momentos zen de que todos necessitamos. E onde é que Jacinto descobre isso? Na serra, no campo. Locais que lhepermitiram encontrar o equilíbrio e a paz interior.

É curioso como alguém com uma vida tão ocupada no mundo da civilização, descobre que a voz da mãe Natureza tem muito mais a dizer...Parece-me...
tracking img