Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSTRUÇÃO COM SOLO CIMENTO


O solo-cimento é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, cimento e um pouco de água, em proporções adequadas. No início, essa mistura parece uma “farofa” úmida e que, após compactação e cura, ela endurece e com o tempo ganha consistência e durabilidade suficiente para diversas aplicações no meio rural e urbano.

O solo-cimento é umaevolução de materiais de construção do passado, como o barro e a taipa. Só que as colas naturais, de características muito variáveis, foram substituídas por um produto industrializado e de qualidade controlada: o cimento.

O uso do solo-cimento no Brasil vem, desde 1948, ajudando na satisfação de tais necessidades, encontrando-se hoje já bastante difundido.

A presente comunicação relataaspectos técnico-econômico-sociais de alguns anos de trabalho com esta modalidade de construção na CEPLAC/EMARC-URUÇUCA.

Nesses 26 anos de experiência na região cacaueira, destacam-se obras no meio rural e urbano, em particular a construção de uma creche com 1.200 m2 em Juçari-BA, sendo a segunda maior obra em solo-cimento no Brasil.

A técnica do solo-cimento é aplicada às construções daspopulações de baixa renda e foi introduzida na comunidade da região cacaueira, por seu baixo custo e pela facilidade de assimilação do sistema construtivo.

CAMPO DE APLICAÇÃO

Aplica-se a construção de solo–cimento é em: construção de paredes monolíticas, tijolos, pavimento e o solo ensacado.

As paredes monolíticas são compactadas no próprio local, em camadas sucessivas, no sentido vertical, comauxílio de formas e guias. O processo de produção assemelha-se ao sistema antigo de taipa, formando painéis inteiriços, sem juntas horizontais.

Os tijolos de solo-cimento são produzidos em prensas, dispensando a queima em fornos. Eles só precisam ser umedecidos, para que se tornem resistentes. Além de grande resistência, outra vantagem desse tijolo é o seu excelente aspecto.

Os pavimentostambém são compactados no local, com auxílio de fôrmas, mas em uma única camada. Eles constituem placas maciças, totalmente apoiadas no chão.

O solo-cimento ensacado resulta da “farofa” úmida, colocada em sacos, que funciona com fôrma. Depois de ter a sua boca costurada, esses sacos são colocados na posição de uso, onde são imediatamente compactados individualmente.

VANTAGENS

O solo-cimentovem se consagrando como tecnologia alternativa por oferecer o principal componente da mistura – o solo – em abundância na natureza, e geralmente disponível no local da obra ou próximo a ela.

O processo construtivo do solo-cimento é muito simples, podendo ser assimilado por mão de obra não qualificada.

Apresenta boas condições de conforto, comparáveis às construções de alvenaria de tijolos e oublocos cerâmicos, não oferecendo condições para instalações e proliferações de insetos nocivos à saúde pública, atendendo às condições mínimas de habitabilidade.

É um material de boa resistência e perfeita impermeabilidade, resistindo ao desgaste do tempo e à umidade, facilitando a sua conservação.

A aplicação do chapisco, emboço e reboco são dispensáveis, devido ao acabamento liso dasparedes monolíticas, em virtude da perfeição das faces (paredes) prensadas e a impermeabilidade do material, necessitando aplicar uma simples pintura com tinta à base de cimento, aumentando mais a sua impermeabilidade, assim como o aspecto visual, conforto e higiene.
 
SOLO-CIMENTO - MATERIAIS CONSTITUINTES

SOLO
O uso do solo no local da obra é sempre a solução mais econômica. Entretanto, se elenão servir, é necessário fazer a correção granulométrica no solo encontrado (70% de areia grossa e 30 % de silte e argila) misturando uniformemente e peneirados, obtendo-se o mesmo resultado ou então procurar um solo adequado em outro local, denominado jazida, contanto que este local fique o mais próximo possível da obra, por questões econômicas.

Os solos adequados são os chamados de...
tracking img