Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho




ESCOLA DE FRANKFURT
– A teoria crítica contra a opressão


Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores alemães do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, fundado na década de 1920. Sua produção ficou conhecida como teoria crítica, na qual distingue duas formas da razão: a razão instrumental e a razão crítica.
A razão instrumental é a razãotécnico-científica, que faz das ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e desespero. Ao contrário, a razão crítica é aquela que analisa e interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental e afirma que as mudanças sociais, políticas e culturais só se realizarão verdadeiramente se tiverem como finalidade a emancipação dogênero humano e não as idéias de controle e domínio técnico-científico sobre a Natureza, a sociedade e a cultura.
Entre seus pensadores destacaram-se Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamim, Herbert Marcuse e Jürgen Habermas. Apesar de grandes diferenças de pensamento entre esses autores, identificamos neles a preocupação comum de estudar aspectos variados da vida social, de modo a comporuma teoria crítica da sociedade como um todo. Para tanto, investigaram as relações existentes entre os campos da economia, da psicologia, da história e da antropologia.
Os pontos de partida fundamentais de suas reflexões foram a teoria marxista (na verdade, uma leitura original do marxismo) e a teoria freudiana, que trouxe à tona elementos novos sobre o psiquismo das pessoas. Mas há tambémoutras influências, como as de Hegel, Kant ou do sociólogo Max Weber.
A Escola de Frankfurt concentrou seu interesse na análise da sociedade de massa, termo que busca caracterizar a sociedade atual, na qual o avanço tecnológico é colocado a serviço da reprodução da lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de garantir o apaziguamento e a diluição dos problemassociais.


Theodor Adorno e Max Horkheimer

Na análise da sociedade de massa, que se desdobra em vários aspectos, um tema muito presente é a crítica da razão. De acordo com Max Horkheimer (1897-1973) e Theodor Adorno (1906-1969), a razão iluminista, que visava a emancipação dos indivíduos e o progresso social, terminou por levar a uma crescente dominação das pessoas, em virtude justamente dodesenvolvimento tecnológico-industrial.
Horkheimer acreditava que o problema estava na própria razão controladora e instrumental, que busca sempre a dominação, tanto da natureza quanto do próprio ser humano. Assim escreveu ele em 1946, em Eclipse da razão:
Parece que enquanto o conhecimento técnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humano, a autonomia do homemenquanto indivíduo, a sua capacidade de opor resistência ao crescente mecanismo de manipulação de massas, o seu poder de imaginação e o seu juízo independente sofreram uma redução. O avanço dos recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização.
Em um texto de autoria conjunta com Adorno, A dialética do esclarecimento, de 1947, ambos fazem dura crítica ao iluminismo, queestimulou o desenvolvimento dessa razão controladora e instrumental que predomina na sociedade contemporânea. Denunciam também o desencantamento do mundo, a deturpação das consciências individuais, a assimilação dos indivíduos ao sistema social dominante.
Em resumo, Horkheimer e Adorno denunciam a morte da razão crítica, asfixiada pelas relações de produção capitalista. Se denúncias semelhantes jáhaviam sido feitas no campo do marxismo, o que há de característico nesses filósofos da Escola de Frankfurt é a desesperança em relação à possibilidade de transformação dessa realidade social.
Essa desesperança se deveria ao diagnóstico da ausência de consciência revolucionária no proletariado, que teria sido assimilado, absorvido pelo sistema capitalista, seja pelas conquistas trabalhistas...
tracking img