Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA
Chaoubah (2007) A comunicação com o consumidor é importante para coletar informações: o que ele procura , necessita, deseja em um serviço ou produto? Essa coleta é feita através da pesquisas de marketing que possui duas modalidades a exploratória e a conclusiva, ambas possuem variáveis: nominal, ordinal, intervalar e no nível da razão. Mattar (2011) e Honorato(2004) classificam a pesquisa de marketing como sendo exploratória, conclusiva descritiva e conclusiva explicativa. Mattar (2011) complementa, a classificação da pesquisa podes ser considerada quanto:
• Variáveis pesquisadas: qualitativa e quantitativa;
• Variáveis do relacionamento: pesquisa descritiva e pesquisa explicativa;
• Objetivo do problema: pesquisa exploratória e pesquisa conclusiva;• A forma de coleta de dados primários: pesquisa de comunicação e pesquisa de observação
• O escopo da pesquisa em termos de amplitude e profundidade: estudo do caso, campo e levantamento amostrais;
• A dimensão da pesquisa no tempo: pesquisa ocasionais e pesquisa evolutivas
• Controle de variáveis de estudos: pesquisa de laboratório experimental, pesquisa de campo, pesquisa ex-post;
•Variáveis ao ambiente da pesquisa: pesquisa por simulação, campo e laboratório;
Malhotra (2005) modelo de pesquisa conduz a pesquisa de marketing mostrando detalhes de cada etapa da pesquisa, o pesquisador deve escolher o modelo que seja eficaz e eficiente para a empresa nele deve conter todas as informações que sejam importantes para resolver o problema de decisão administrativa. Existem doismodelos básicos de pesquisa a exploratórios e a conclusiva, podendo ser descritiva ou casual.
Nickels (1999) expõe uma maneira de classificar diferente mais que possui o mesmo conceito dito acima, a pesquisa de marketing é um projeto que quando se tem uma vaga idéia sobre o assunto pesquisado, deve-se começar com uma pesquisa exploratória apartir do momento que mais informações são coletadas e opesquisador tem um conhecimento mais sobre o assunto, deve-se conduzir a pesquisa utilizando o método descritivo ou causal.
Pesquisa Exploratória
Malhotra (2005) a pesquisa exploratória tem a função de explorar e examinar o problema trazendo o conhecimento e compreensão para o pesquisador. Mattar (2011) voltada para prover ao pesquisador uma abrangência sobre o tema ou problema dapesquisa, a pesquisa exploratória é sugerida para pesquisadores que tem vaga noção do problema. Honorato (2004) complementa, utiliza-se uma pequena amostra na pesquisa exploratória seu objetivo é descobrir idéias, criar hipóteses, apontar alternativas de ação, para este método se utiliza-se amostra
Mattar (2011) o método utilizado pela pesquisa exploratória compreende no levantamento de:• Fontes secundárias: São dados e informações tirados de livros, documentos, resultados de pesquisas já realizadas e estudos estatísticos.
• Experiências: Informações tiradas através de conversas e entrevistas realizadas com pessoas que por ter uma posição privilegiada, possuem um vasto conhecimento adquirido sobre um dado tema. Ex: Diretores de marketing, gerentes.
• Estudode caso: São estudados casos escolhidos que correspondem ao objetivo da pesquisa, através dessa releitura se estimula a compreensão e os pesquisadores acabam tendo novas hipóteses e questões para a pesquisa.
• Observação informal: Observar os fatos, objetos e comportamentos no nosso dia a dia com intuito de coletar dados para a pesquisa.
Stael (2007) complementa, cita asmodalidades da pesquisa exploratória:
• Grupo de foco: pessoas escolhidas que fazem parte mercado-alvo, ou seja, tenham vivido alguma experiência com o objeto de pesquisa, são convidados pelo pesquisador a comparecer em um determinado local para se integrar um grupo para discutir sobre assuntos ligados ao problema da pesquisa, essa sessão pode ser gravada em vídeo ou por meio de vídeo...
tracking img