Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O planejamento tático é desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis parar a consolidação de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.


Planejamento operacional: é a formalização,principalmenteatravés de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.
Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.
Cada um dos planejamentos operacionais deve conter, com detalhes,os:


recursos necessários para seu desenvolvimentoe implantação;


procedimentos básicos a serem adotados;


resultados finais esperados;


prazos estabelecidos ;e responsáveis por sua execução e implantação.


O planejamento operacional é, normalmente, elaborado pelos níveis organizacionais inferiores com foco básico nas atividades do dia a dia da empresa.
Diferenças básicas entre os três tipos deplanejamento
O planejamento estratégico, em relação ao planejamento tático é de prazo mais longo, pois considera um conjunto de planejamentos táticos,e sua soma deve necessitar um período de tempo maior para sua conclusão.
de amplitude maior, pois considera toda a empresa, enquanto o planejamento tático considera apenas uma parte dela;
de risco maior, por sua amplitude e maior prazo deexecução em relação ao planejamento tático;
correlacionado ás atividades-fins e meios da empresa,enquanto os planejamentos táticos são mais correlacionados ás atividades-meios (não em sua totalidade);e
de flexibilidade menor, por considerar toda empresa, bem como a situação e posição desta em seu ambiente, onde estão os fatores não controláveis pela referida empresa.
Através doplanejamento estratégico, a empresa espera:


a)Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes internos.


Ponto forte: é a diferenciação conseguida pela empresa- variável controlável- que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (onde estão os assuntos não controláveis pela empresa.)


b)Ponto fraco: é uma situação inadequada da empresa- variável controlável- quelhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.


c)Oportunidade: é a força ambiental incontrolável pela empresa , que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente , enquanto perdura.


d)Ameaças: conhecer e evitar as ameaças externas.
Ameaça: é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos á suaação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que conhecida em tempo hábil.


Portanto, o planejamento estratégico nãodeve ser considerado apenas como uma afirmação das aspirações de uma empresa, pois inclui,também o que deve ser feito para transformar essas aspirações em realidade.
O conhecimento detalhado de uma metodologia de elaboração e implementação do planejamentoestratégico nas empresas propicia ao executivo o embasamento teórico necessário para otimizar sua aplicação.
Nesse ponto, deve-se lembrar Urwick (1952,p.26), que afirmava que “nada podemos fazer sem a teoria.Ela sempre fará a prática ser notada por uma simples razão: a prática é estática, realizando bem o que conhece.Contudo, ela não tem nenhum princípio com que possa lidar no caso do que nãoconhece...A prática não está adaptada aos rápidos ajustamentos oriundos de mudanças no ambiente do sistema ou assunto que está sendo analisado.A teoria é versátil.Ela adapta-se a mudança de circunstâncias,descobre novas possibilidades e combinações,investigando o futuro”.


Visão: é considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa coseguem enxergar dentro de um período...
tracking img