Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS 3ª ETAPA – PRODUÇÃO E O MERCADO. O MERCADO SOB CONCORRÊNCIA PERFEITA E MONOPOLISTA















Valinhos
2010
Sumário







1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 3
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9



INTRODUÇÃO

Nesta etapa abordaremos o assunto mercado concorrencial e os impactos causados tanto para o consumidor quantopara o vendedor.
Dividiremos o trabalho em casos reais dos quatro tipos de mercado; o monopólio, oligopólio, monopsônio e oligopsônio.
Impactos para o consumidor: O mercado monopolista é aquele em que uma empresa domina a oferta e não há concorrência nem substitutos.
No oligopólio, um pequeno número de empresas dominam a oferta de mercado, ou pode haver várias empresas no ramo,mas poucas dominam a oferta, cada um tem que considerar os comportamentos e as reações das outras para tomar decisões.
Nesses casos o impacto para os consumidores é que, ou fica sem opção de substitutos como no caso do monopólio, ou até existem substitutos, mas não há muita diferença de preço, pois as maiores empresas estipulam uma média.
Impactos para o vendedor: O mercado monopsôniohá somente um comprador para muitos vendedores de serviços. E o mercado Oligopsônio é onde poucos compradores negociam com muitos vendedores.
Monopsonistas e oligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam as falhas de mercado, devido à restrição de quantidade adquirida.
Esta introdução é para maior esclarecimento dos tipos de mercado concorrencial, aseguir veremos mais a fundo os impactos em casos reais.



















DESENVOLVIMENTO

Mercado Monopólio


RELAÇÃO DE MONOPÓLIO NO MERCADO – Brasil Foods (BRF)



O monopólio no mercado de trabalho é quando uma grande empresa tem o maior domínio sobre o mercado, deixando para trás seus concorrentes e de certa forma sendo uma única rede de fornecimentode produtos que geram uma grande demanda no mercado, onde a oferta tende a favorecer os consumidores devido a sua procura.


Depois da fusão entre a Perdigão e a Sadia em 2009, foi formada a Brasil Foods (BRF) onde se destacou ainda mais a rede de produtos alimentícios, como aves, bovinos etc. “Nossas marcas” tão conhecidas como a Batavo, Elegê, Perdix entre outras, inclusas nessepacote.



[pic] [pic] [pic]



A Brasil Foods está conseguindo de certa forma se tornar um grande monopolista no Brasil, sendo umas das maiores empresas de produtos alimentícios, e também conseguindo garantir sua boa colocação no mercado com a boa porcentagem em exportação.


Apesar dessa Mega empresa ter “entrado” no mercado, ela ainda perde no ranking de exportação, nãosendo então um Monopólio propriamente dito, mas podendo ser considerado aqui em nosso país, pois além de seus produtos terem uma enorme procura no mercado, sua comparação entre poucos concorrentes nem chega perto de algum risco que os assustem tanto.


Conseguindo agora depois da Crise e com a fusão, obter excelentes resultados em seu faturamento, chegando a ter um valor de R$ 24,4bilhões, sendo a quarta maior exportadora brasileira, a maior exportadora de aves e maior empresa global em proteínas em valor de mercado.


A partir dessa estrutura e das metas da empresa, ela tende a chegar definitivamente no mercado monopolista, se tornando então, a maior empresa de produtos alimentícios, e distribuindo seus congelados e outros diversos produtos para o Brasil e o mundo.Falta a Petrobrás




Mercado Oligopólio


São poucas empresas dominando um tipo de mercado, e com isso tem impacto direto no consumidor, que fica sem ter escolhas.



Exemplos de Mercado Oligopólio:


Operadoras de celular:

[pic]










O impacto que causa nos consumidores de ter poucas opções de escolha de operadoras, é que as...
tracking img