Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRIMINOLOGIA
O vocábulo Criminologia origina-se do latim crimino que significa crime e do grego logos, que significa tratado ou estudo. Cientificamente, a Criminologia tornou-se conhecida por Cesare Lombroso, ele foi o fundador da antropologia criminal, era professor, médico, antropólogo, político e psiquiatra que estudava e pesquisava o crime sob o ponto de vista naturalista, porém sua teseprincipal era a do delinqüente nato. O sociólogo Ferri, seguidor de Lombroso foi o fundador da Sociologia Criminal, que também agregou em suas pesquisas os fatores antropológicos, sociais e físicos. Desta forma, as três correntes interligadas de Lombroso, Ferri e Garófalo direcionam a Criminologia, “[...] que somente foi reconhecida no final do século XIX no Brasil” (ALVAREZ, 2007).
CONCEITOMuitos autores que definem a Criminologia como uma ciência, porém há algumas divergências quanto ao seu conceito, sendo que ao longo dos tempos surgiram várias classificações de Criminologia como Criminologia Radical, Clínica, Científica, Aplicada, Analítica, Organizacional, Dialética, Crítica, dentre outras, assim o seu objeto será determinado de acordo com a Criminologia a ser estudada, porém,seja qual for, será multi e interdisciplinar quanto ao fenômeno da criminalidade. Esta ciência se apóia em investigações da realidade, reunindo informações confiáveis em relação ao problema social, buscando dados do delito e seu autor, comparando, analisando e classificando os resultados de tal investigação.
Newton Fernandes (1995) descreve:
"A Criminologia é a ciência que estuda o fenômenocriminal, a vítima, as determinantes endógenas e exógenas, que isolada ou cumulativamente atuam sobre a pessoa e a conduta do delinqüente, e os meios labor-terapêuticos ou pedagógicos de reintegrá-lo ao grupamento social."
No ponto de vista de Molina (2006, p. 28):
"A Criminologia é ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controlesocial do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime, contemplando este como problema individual e como problema social, assim como sobre os programas de intervenção positiva no homem delinqüente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito."
Farias Júnior (2006, p. 21) alude que:
"ACriminologia é a ciência humano-social que estuda: O homem criminoso, a natureza de sua personalidade, os fatores criminógenos, a criminalidade, suas geratrizes, o grau de sua nocividade social, a insegurança e a intranqüilidade que ela é capaz de causar à sociedade e seus membros; a solução do problema da criminalidade e da violência através do emprego dos meios capazes de prevenir a incidência ea reincidência no crime, evitando ou eliminando suas causas."
Desta forma, a Criminologia se interliga a muitos outros temas relacionados às infrações cometidas por infratores, investigando meios para ajudar a sociedade diante do crime e dos atos desviantes, se preocupando com as vítimas e o bem estar social.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CRIMINOLOGIA:
ESCOLAS CRIMINOLÓGICAS
A Criminologia podeser estudada do ponto de vista de sua evolução científica e em períodos históricos onde se destaca a Escola Clássica e a Escola Positiva, sendo que nos dias de hoje as duas teorias são aplicadas, mas prevalecem os ideais desta última. A Escola Clássica e a Positiva nasceram do pensamento filosófico-jurídico em face do Direito Penal e da Criminologia. Formaram-se e tornaram-se Escolas distintas,todavia estão abaixo da cultura iluminista. Neste período surgiram discussões referentes aos métodos abstrato e dedutivo dos clássicos e empírico e indutivo dos positivistas.

CRIMINOLOGIA DA ESCOLA CLÁSSICA
A característica principal da Escola Clássica é o estudo do crime como fato individual frente aos direitos naturais do homem e as leis que asseguram os seus direitos. Representa a circulação...
tracking img