Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLUÊNCIA DA MIDIA E DO GOSTO MUSICAL NO COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES

A finalidade do trabalho é apresentar uma pesquisa sobre a relação entre a mídia, o gosto musical e o comportamento dos adolescentes. Essa pesquisa tem a intenção de discutir a influência da mídia na formação de hábitos e valores e, consequentemente, sua influência no comportamento dos adolescentes. Para isso, foipreciso analisar as características da adolescência, bem como os meios midiáticos e a música divulgada por estes meios.

Palavras-chave: Musica; Adolescentes; Mídia.

INTRODUÇÃO
O Adolescente, por estar na fase de formação de sua personalidade é muito mais vulnerável às influencias do mundo que o circunda do que o jovem mais maduro. Bombardeados por informações econômicas, eróticas,religiosas, políticas e sensacionalistas, os adolescentes estão expostos precocemente ao mundo complexo dos adultos. Status, boa aparência, independência e namoro, já são características desejadas nesta, com todas as consequências que bem conhecemos.
Todos sabem que a música exerce extraordinária influência sobre as pessoas. Esta arte é usada até nos com fins terapêuticos, de relaxamento ou deestímulo para o trabalho, o crescimento das plantas e o aumento da produção de animais. Diante deste contexto musical e da característica do adolescente dos últimos 15 anos, é oferecido um “prato cheio” para a mídia, preocupada pura e exclusivamente com o comércio. 
Quem não ouviu falar da histeria causada pela Beatlemania na década de 60? Suas músicas mudaram comportamentos na época e ainda hoje criamestilos entre os jovens e adolescentes. Mas não foram só os Beatles, o Rock também distanciou adolescentes e jovens do modelo exigidos pela sociedade daquele tempo. Não podemos deixar de evidenciar também as influências boas causadas por canções que encorajaram a juventude. Músicos como Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Chico Buarque, Elis Regina, Gilberto Gil, entre outros, mesmo com a censura,conseguiram influenciar uma geração disposta a vestir a “camisa” da mudança. Na década de 80 começaram a surgir algumas bandas que, em suas letras musicais, traziam humor e malícia. A partir daí, este gênero só aumentou, resultando no que hoje poderíamos chamar de “besteirol da música brasileira”. Sem pretensão de moralizar, o sucesso de músicas como “sem calcinha”, “rebolation” e “todo enfiado”, porexemplo, revelam o desprezo de nossa juventude pela cultura brasileira e o desrespeito à pessoa humana. O que iremos estudar é a influência da música e da mídia no comportamento dos adolescentes.


JUSTIFICATIVA
A principal razão para a escolha do tema é a importância de encontrar a oportunidade de escutar os adolescentes sobre o que mais gostam de ouvir, o que os leva a essaspreferências, que motivações têm o que pensam sobre o que ouvem, o que as músicas lhes fazem sentir. Aprender música, ou sobre música, implica, antes de mais, saber escutar. E aprender a escutar é, certamente, dos desafios mais difíceis que nos são proporcionados, seja em pesquisa, ou como na vida pessoal.
A música pode ter um grande poder e influência na vida humana, na disposição emocional, na terapêuticade certas doenças, na prevenção dos atos (para) suicidas, no bem-estar, relaxamento e concentração, no desenvolvimento da inteligência, da sensibilidade e das capacidades criativas.
É interessante abordar um tema desses, pois, podemos contribuir na compreensão, e na quebra do preconceito com os jovens, e também compreender essa fase, que alguns de nós ainda passa.





HIPÓTESESNo caso de indivíduos mais instruídos, o principal critério é a qualidade. Já no caso de adolescentes, qual é o critério utilizado para adquirir um gênero musical e rejeitar outro?
Neste caso, a qualidade muitas vezes não é levada em conta, visto que não há uma formação crítica e estética. Sendo assim, a escolha do repertório não é feita pela razão, estética ou contemplação da arte, mas sim...
tracking img