Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Imaginario, a poetica da construção cultural do Pará: identidade e socialização
O povo brasileiro é tipicamente mestiço, ou seja, oriundo do contato do branco (português) com o negro trazido da África no período da escravidão, e da relação de ambos com os indígenas (nativos encontrados pelos colonizadores), dessa forma, constrói-se no cenário brasileiro um espaço das multirrelações entre essespovos. Como conseqüência desse processo cultural houve grandes perdas de entidades culturais, mas também provocou um processo de formação de novas manifestações culturais.
A identidade cultural do povo paraense durante anos vem sendo debatida de maneira a minimizar os preconceitos ainda existentes em uma sociedade tipicamente mestiça e oriunda de diversos povos do globo terrestre. Definir essaidentidade no presente século é uma tarefa árdua, pois ao longo do tempo surgiram novas manifestações culturais incorporadas pelos povos que aqui fixaram-se.
A globalização no mundo capitalista tem causado no homem atual uma série de descrença nas culturas populares, a diversidade de tecnologias tem minimizado o acesso direto a essas culturas, que durante anos determinadas comunidades lutaram paraque esses laços culturais fossem fortalecidos.
Sendo assim é enfático dizer que a cultura popular é um elemento de socialização que está em constante confronto com a cultura tecnológica que ao longo dos anos tem influenciado diversas comunidades, transformando seus hábitos de vida e de comunicação.
Falar de identidade cultural não é simplesmente levar em consideração os costumes atuais, masestudar as origens de determinas sociedades enquanto representes de uma cultura atrelada aos modos de vivências de seus antepassados. Tratar da construção da cultura paraense é privilegiar os aspectos míticos enquanto influenciadores de socialização.
Com isso fica fácil aderir a um comportamento crítico frente a essas transformações culturais ocorridas no presente século, cabendo ao indivíduo decidirqual comunidade cultural melhor se integra a sua realidade. No caso do Pará a realidade social são os primórdios culturais trazidos pelos colonizadores, pois as manifestações folclóricas exprimem a socialização dentro de diversos grupos sociais. A cultura paraense é descrita como elemento chave de um povo que busca o reconhecimento e respeito frente à diversidade cultural brasileira. Querendo decerta forma mesclar a tecnologia da cultura atual com os costumes e os mitos de uma sociedade que preza seus hábitos e valores culturais arcaicos.
As duas mais importantes manifestação cultural (tecnobrega, e o carimbó) demonstram que o Pará é possuidor de uma diversidade cultural que levou anos para se estabelecer e padronizar o culturismo de diversos grupos enquanto consumidores dasmanifestações produzidas por diversas comunidades que adotaram tanto o real como o imaginário levando a sociedade paraense a uma redescoberta dos valores culturais escondidos em diversas manifestações folclóricas , proporcionando a valorização da identidade sociocultural do paraense.
Vendo o Brasil como representante de diversas culturas, que formam a identidade da sociedade brasileira não seria difícilestudar as origens culturais de determinados grupos, como também seria fácil tratar o perfil sociocultural dos indivíduos frente a sua comunidade e dizer que somos multifacetados. É obvio que as comunidades sociais da região amazônica perderam muitas de suas identidades culturais no período da colonização tendo em vista que os europeus impuseram novas praticas de vivências e modificaram o hábito de vidadessa população ajudando na construção da identidade sociocultural do homem amazônico.
As perdas de identidades descrita nesse texto ditam a organização indígena, primeiros habitantes da Amazônia, é verdade que esse povo durante muito tempo soube viver em perfeita harmonia com a natureza ao seu redor, são tipicamente construtores de uma cultura peculiar e fundamentada nos ideais religiosos...
tracking img