Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONCEITO DE EMPRESA-REDE NA ASSESSORIA DE IMPRENSA
Um estudo em Porto Alegre (RS)

Rede Alcar: GT História das Relações Públicas – categoria Comunicação Científica

Autora: Laura Maria Glüer

Bacharel em Comunicação Social/ Jornalismo - UFRGS

Especialista em Comunicação Organizacional - PUCRS

Mestre em Comunicação Social - PUCRS
Docente Centro Universitário Metodista IPA
PortoAlegre, fevereiro de 2005

Resumo

O objetivo deste artigo, baseado na dissertação de mestrado da autora, é discutir se as assessorias de imprensa na cidade de Porto Alegre atuam como Empresas-Rede no conceito proposto por Castells (2003). A discussão baseia-se na história e na análise dos resultados obtidos junto a dez empresas de assessoria de imprensa da capital gaúcha.

Palavras-chave✓ Assessoria de imprensa
✓ Jornalismo empresarial
✓ Sociedade em rede
✓ Empresa-Rede

As assessorias de imprensa no Brasil são o resultado de um movimento relativamente novo no mercado, em que diversos segmentos da sociedade descobrem que a imagem institucional é fator de vantagem competitiva e pode ser construída através do uso de técnicas de comunicação, ações coordenadas eprofissionalismo.
Segundo estimativas de diferentes sindicatos brasileiros, é possível afirmar que cerca da metade dos jornalistas brasileiros atua hoje em assessoria de imprensa. No Rio Grande do Sul, um levantamento realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, com 2,5 mil jornalistas gaúchos, no período de junho a outubro de 2002, revelou que 65% dosprofissionais deste Estado estão trabalhando na atividade. Conforme o presidente da entidade, jornalista José Carlos Torves (TorTem entrevista concedida para esta pesquisa em nov/03), não há números específicos para a cidade de Porto Alegre, mas, segundo ele, "o índice de jornalistas atuando em assessoria de imprensa é ainda maior na capital gaúcha".
Na fase inicial deste estudo, com o objetivo demapear a atividade de assessoria de imprensa na cidade de Porto Alegre, foram contatadas as entidades Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs), Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do RS (Fecomércio) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), através de seus assessores de imprensa e/ou comunicação, tendo como interesse os segmentos indústria, comércio eserviços. Nos contatos realizados, não foi encontrado registro oficial do número de assessorias de imprensa relacionadas às organizações afiliadas a estas entidades. O relato dos assessores destas entidades, no entanto, apontou para uma tendência à terceirização observada na prática, o que permite concluir que há mais empresas na capital gaúcha (nos segmentos indústria, comércio e serviços), contratandoos serviços de assessorias de imprensa externas do que mantendo departamentos específicos para este fim. Considera-se aqui a divisão proposta por Kopplin e Ferrareto (2000, p. 51), que classifica em três tipos as assessorias de imprensa: internas, externas ou mistas[1].
É importante destacar que a terceirização é fenômeno crescente, não somente na atividade de assessoria de imprensa, mas emdiversos outros serviços, em escala global, influenciando, assim, o objeto analítico deste estudo. Optou-se então por focar o presente estudo neste tipo específico de assessoria de imprensa, constituído como empresa externa, que em sua atuação contempla de forma abrangente os segmentos indústria, comércio e serviços[2].
Em contato com a Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI),encontrou-se como registro relativo às assessorias externas, o Anuário Gaúcho das Comunicações 2003, editado pela entidade. A publicação dá conta de 58 assessorias de comunicação estruturadas na cidade de Porto Alegre. Entretanto, em checagem posterior, foi verificado que nem todas as empresas listadas atuavam com assessoria de imprensa. Muitas são empresas do ramo de comunicação, que atuam com...
tracking img