Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3 - Principais países que adotaram a prática do imperialismo
Os principais países que adotaram a prática do imperialismo
- Reino Unido
- França
- Bélgica
- Itália
- Alemanha- Portugal
- Espanha

Países Baixos
- Japão
- Rússia
- Estados Unidos

2 -O tal “projeto civilizatório” defendido pelos partidários do neocolonialismo acabou trazendomudanças e problemas que não se encerraram ainda hoje. Segundo vários estudiosos do assunto, os países africanos e asiáticos ainda experimentam os terríveis efeitos do controledesenvolvido no século XIX.
Uma das mais delicadas questões pode ser observada com relação ao processo de ocupação territorial. Muitas vezes, ignorando a historicidade e as diferenças dospovos de uma mesma localidade, os imperialistas fizeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Com isso, mesmo após a saída das potências industriais, estasregiões se mostram assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas de razões diversas.

Não sei ---- O Imperialismo dito em poucas palavras seria o ponto máximo dodesenvolvimento desenfreado do capitalismo de capital. Esta prática um pouco diferenciada do colonialismo da América, pelos portugueses e espanhóis no século XVI (capitalismo mercantil),tinha como fins colocar capital nas novas colônias, vender a manufatura em excesso, mão-de-obra barata, matéria-prima, novas terras e divulgar a cultura ocidental (européia) aospovos "dominados".

Essa prática foi exercida à partir da 2ª Revolução Industrial, onde foi um avanço da utilização dos hidrocarbonetos e outros. Assim até porque a Europa estava coma "Grande Depressão", isto é, excesso de população, falta de empregos, alimentos e moradia. Isso motivou a conquista de novas terras, onde havia ainda o "Primitivismo do Homem".
tracking img