Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Profissional
do
Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores

Ano Lectivo 2011/2012

CURSO TÉCNICO DE SECRETARIADO

2.º Ano

Área de Integração

Trabalho de Investigação

Ponta Delgada, 19 de novembro de 2012

Andreia Pimentel

Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores

Ano Letivo 2012/2013

CURSOTÉCNICO DE SECRETARIADO
3.º Ano

Área de Integração

Trabalho de Investigação


Trabalho submetido como
Requisito parcial da avaliação do Módulo 6
«O Mundo Na Era da Globalização».

Formadora: Dr.ª Fátima Gomes

Ponta Delgada, 19 de novembro

Andreia Pimentel, nº3068

Índice
1. Introdução 1
2. Noção de Organização 2
2.1 Evolução do Secretariado 3
2.2 A posição doSecretariado na Empresa 4
3. Funções do Técnico de Secretariado 5
4. Tarefas do Secretariado 6
5. Qualidades pessoais/profissionais 7
6. Código Deontológico 12
7. Conclusão 14



1. Introdução
O presente trabalho foi elaborado e submetido como requisito parcial da avaliação da disciplina Área de Integração inserido na componente de Formação Técnica do Curso Técnico de Secretariado,ministrado na EPROSEC – Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores.
O trabalho foi realizado em algumas das aulas disponibilizadas pela Formadora bem como a sua maior parte foi desenvolvida fora do horário escolar, para assim conseguir concluir o trabalho e obter bons resultados.
O principal tema do meu trabalho foi o Profissional de Secretariado, mas estefoi desenvolvido em vários tópicos os quais irei referir ao longo do trabalho para assim ter um trabalho mais desenvolvido e completo.
O termo secretariado vem do latim “secretarium” que significa lugar retirado, conselho privado. Secretariado envolve diversas atividades como assessoria de empresas/empresários, planeamento e controlo da empresa. Qualquer Secretário de uma empresa deverá disporde diversas qualidades profissionais e pessoais. O secretário é a primeira impressão que temos da empresa e este assim deverá apresentar-se sempre com um aspeto personalizado no seu contexto deste trabalho.

2. Noção de Organização
Organização significa nas atividades de um grupo de pessoas orientadas para atingir determinados fins ou objetivos comuns, mediante a divisão de funções e detrabalho, através de uma hierarquização da autoridade e da responsabilidade.
A empresa como todos sabem é uma organização. A Organização da empresa traduz a coordenação entre os vários recursos, com a implementação de um determinado método de trabalho, e que permite o funcionamento eficiente da empresa. Assim, organização é uma parte integrante da empresa, facilita o cumprimento dos objetivos erevela-se essencial ao desenvolvimento qualquer atividade, simples ou mais complexa.
Podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios erecursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, liderar e controlar.



2.1 Evolução do Secretariado
A evolução do profissional de secretariado teve destaque a partir da década trinta, principalmente com aumento do êxito feminino no mercado de trabalho, pois conta com uma característica que até pouco tempo atrás não era levada em consideração, que nada mais é do quea intuição feminina.
O novo ambiente empresarial mudou o perfil do profissional Secretário, que começou a ter um papel de destaque na empresa, o seu potencial foi reconhecido, criando a possibilidade de construir uma carreira tão promissora como a de qualquer outro executivo. A transformação nas funções de secretário não aconteceu por acaso, acompanhou a abertura dos mercados, a reengenharia...
tracking img