Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

JANE SIMÕES – RU: 391155 - Turma: 2009/01
PERLA MENDES DE OLIVEIRA – RU: 389919 - Turma: 2009/01



LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

BOTUCATU
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

JANE SIMÕES – RU: 391155 - Turma: 2009/01
PERLA MENDES DE OLIVEIRA – RU: 389919 - Turma: 2009/01



LINGUA PORTUGUESA:AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA – Historicidade no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Thaís
Centro Associado: Botucatu

BOTUCATU
2011

Introdução
A comunicação é uma necessidade da natureza humana. Evidencia-se isso pelo fato de o ser humano viver em sociedade, atuar e escolher aação que melhor conduz seu aperfeiçoamento e plenitude.
O poder da palavra pode ser pensado como agente transformador, veículo e instrumento para circulação de pensamentos, ideias, desejos, anseios, projetos e valores.
Utilizar as diferentes formas de linguagem, é pensar na pessoa transpondo seus limites, sendo influenciado e influenciando intercâmbios, obtendo resultados significativos para arealidade vivenciada no grupo a que pertence.
Outro aspecto que podemos observar é que a língua não pode ser reduzida apenas como uma forma de comunicação ou de expressão do pensamento é, também, um fenômeno social e histórico. Portanto, podemos dizer que a língua é uma atividade sociointerativa, pois por meio dela os sujeitos agem uns sobre os outros e realizam suas práticas sociais.
É dentrodesse contexto que a metodologia do ensino da Língua Portuguesa deve ser pensada, isso implica dizer que a comunicação é primordial, construtora de significados, devendo assumir seu papel na construção das inter-relações, enredando as pessoas numa prática de intenções, ações e reações.
O papel do professor deve ser o de orientar e o de conduzir um trabalho coletivo, que procure desenvolveratividades pedagógicas para uma educação de qualidade contextualizada com a realidade. Assertiva essa ilustrada por Gomes (2011, p. 15) que defende ser o ensino da língua uma das principais responsabilidades do discente, do qual resultará na formação de um leitor que saberá interpretar coisas e fatos do mundo.

2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Trata esta UTA deapresentar algumas reflexões a partir do processo de desenvolvimento humano acerca da linguagem e suas relações com e dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Como veremos, a alfabetização implica no trabalho que envolve todas as dimensões do ser humano, sendo a escola um espaço formal onde isso ocorre – no entanto, não o único.
Piaget e Vygotsky, partiram dessa compreensão e traçaram diretrizesde um pensar crítico sobre as condições existenciais do desenvolvimento humano que favorecem o desenvolvimento cognitivo que favorece a aquisição da linguagem e das concepções de ensino.

2.1 – Metodologia da alfabetização

De acordo com os apontamentos de Dalla Valle (2011, p. 23-24), Piaget desenvolve suas observações a partir dos processos de construção do conhecimento das crianças. Postulaque esse conhecimento se faz por meio da construção da criança com os objetos de estudo. Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra.
A autora (idem. p.24-29) continua revelando as concepções de Piaget mostrando que esse pensador suíço estudou o desenvolvimento cognitivo da criança concebendoa inteligência como uma construção que se faz consequentemente ao longo do tempo, por estádios ou etapas constantes e sequenciais, ou seja, de ordem invariável.
Em sua teoria Piaget afirma que as pessoas passam por diferentes estários desde o nascimento até a vida idade. Dalla Valle (apud. Gonçalves, p. 25-26) mostra que os estágios de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, dividem-se em:...
tracking img