Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes Alternativas de Energia
 
  |
Energia Solar
A idéia de utilizar a energia do sol existe há séculos. Mas somente a partir do fim da década de 1970 tivemos a tecnologia necessária para fazer isso acontecer. O processo básico é simples. Coletores solares concentram a luz solar que os atinge e a convertem em energia. Isso é feito de várias formas, dependendo de se o objetivo é obtereletricidade para uma região ou aquecer a água de uma piscina. O maior obstáculo para a energia solar é o preço de instalação. Os equipamentos solares têm um custo consideravelmente mais alto que o dos equipamentos de energia tradicionais. São necessários muitos anos de uso para se ter um retorno sobre o investimento. Apesar da despesa, a energia solar é uma maneira viável de fornecer energia nascidades. Em áreas rurais, onde o custo de instalação de linhas de energia é maior, a energia solar se torna a melhor opção para a obtenção de eletricidade.
Energia Hidrelétrica
A energia hidrelétrica utiliza a energia da água em precipitação para movimentar turbinas e gerar eletricidade. A energia gerada dessa forma depende do controle de um fluxo d'água—como um rio—, normalmente com uma represa. Aenergia hidrelétrica tem muitas vantagens. Não é necessário dizer que é renovável. Geradores movidos a água não produzem emissões. O fluxo d'água—controlado dentro da usina hidrelétrica—determina a quantidade de energia produzida, portanto a energia pode ser fornecida conforme necessário. Cerca de 20% da eletricidade do mundo provém dessa fonte. Os maiores usuários de energia hidrelétrica incluemNoruega, Rússia, China, Canadá, Estados Unidos e Brasil.
Combustível da Biomassa
 O termo “biomassa” descreve praticamente qualquer resíduo vegetal—resíduos de madeira, resíduos agrícolas, resíduos de aterros sanitários—além de certas plantações usadas como combustível. Esses resíduos vêm de indústrias como a madeirense, de construção ou de celulose; os resíduos agrícolas provêm de atividades decultivo; e até mesmo resíduos sólidos de aterros municipais e o gás metano gerado nesses aterros. Além disso, certos tipos de pastagem podem ser cultivados para fermentarem e se transformarem em biocombustíveis. Ao redor do mundo, o combustível da biomassa—principalmente produtos de madeira—é queimado juntamente com carvão em usinas de eletricidade movidas a carvão. Os biocombustíveis representamo outro principal uso da biomassa. O etanol pode ser usado sozinho ou como um aditivo à gasolina. A maioria dos veículos no Brasil é movida a etanol. O biodiesel—feito de óleo vegetal, gordura animal e gordura alimentar—pode substituir completamente o diesel combustível padrão. Ele também pode ser usado em misturas. O maior produtor e consumidor de biodiesel é a Alemanha.
Embora queime e produzadióxido de carbono, o combustível da biomassa é considerado “carbono neutro.” Os combustíveis fósseis liberam CO2 antigo, criando uma carga extra de CO2 na atmosfera. O CO2 liberado com a queima de combustíveis da biomassa é absorvido pelas plantas cultivadas para substituí-los. Contudo, os combustíveis fósseis ainda são usados na produção de combustível da biomassa, alimentando os equipamentosagrícolas, abastecendo os caminhões de madeira, e em outras etapas ao longo do caminho. Atualmente, o combustível da biomassa não é verdadeiramente neutro em termos de carbono. Porém, ele de fato diminui as emissões gerais de CO2, o que é um passo na direção certa.

Energia Eólica
  |
Pequenos moinhos de vento eram comuns em todo o mundo até que máquinas a vapor e, posteriormente, aeletricidade, os substituíram. O interesse por grandes turbinas eólicas aumentou com as crises do petróleo, na década de 1970. Na década de 1980, parques eólicos—fileiras de turbinas—começaram a se espalhar nos litorais de vários países do mundo. Os maiores usuários de energia eólica incluem Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca e Espanha, com Índia e China como usuários emergentes de energia eólica....
tracking img