Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entenda a Guerra das Malvinas
Conflito entre Argentina e Reino Unido completa 30 anos.
Disputa por arquipélago no sul do Atlântico opõe países até hoje.
O aniversário de 30 anos da Guerra das Malvinas reacendeu a memória de um conflito que divide até hoje argentinos e britânicos. Em fevereiro, o governo argentino pediu a reabertura de negociações sobre a soberania das ilhas e acusou o ReinoUnido de militarizar a área após o envio de um navio britânico.

A campanha pela retomada das negociações ganhou o apoio do argentino Adolfo Pérez Esquivel, que lidera um documento assinado por um grupo de seis prêmios Nobel da Paz. Já o Reino Unido, onde o arquipélago é conhecido como Falklands, prepara uma comemoração discreta para lembrar as três décadas em que venceu o conflito.

A guerracomeçou em 2 de abril de 1982 após a Argentina invadir o arquipélago que considera sua extensão territorial histórica. O país entende que, ao se tornar independente em 1822, passou também a controlar as ilhas, que pertenciam aos espanhóis. Já os britânicos afirmam que dominam a região desde 1833, quando ocuparam e colonizaram o arquipélago.

Para os historiadores, o início da guerra foi a arma doditador argentino, general Leopoldo Galtiere, para dar fôlego ao governo militar, já agonizante no país. A então primeira-ministra britânica Margareth Thatcher, que enfrentava uma crise de popularidade, reagiu com força.

No final de abril, 28 mil soldados em 100 navios chegaram ao arquipélago para defender seus 1.800 habitantes, considerados por Thatcher parte da “tradição e reserva britânica”.A Argentina contava com uma tropa com 12 mil soldados nas ilhas e cerca de 40 navios.

No dia 2 de maio, os britânicos afundaram o navio argentino General Belgrano, matando todos os 326 tripulantes. Dois dias depois, a embarcação britânica HMS Sheffield foi atingida por um míssil Exocet e afundou deixando 20 mortos.

A guerra, que durou 75 dias, só acabou em 14 de junho, com a rendição dosargentinos. Ao todo, 258 britânicos e 649 argentinos morreram no conflito.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/entenda-guerra-das-malvinas.html

24/04/2012
Crise econômica derruba primeiro-ministro holandês
O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, entregou o cargo ontem, aumentando a lista de líderes europeus derrubados pela crise econômica.
Rutte renunciou após fracassar nanegociação de um pacote de cortes para diminuir o deficit público e deixá-lo nos limites da União Europeia. Um dos pontos do pacote era o aumento da idade de aposentadoria de 65 anos para 66 anos.
Ele deve discutir hoje com o Parlamento novas propostas de cortes e uma data para eleições --oposicionistas querem em junho.
A Holanda é, ao lado da Alemanha, um dos raros europeus cujos títulos mantiveram aclassificação AAA (nota máxima, dada aos investimentos mais seguros) nas principais agências de risco.
Embora tenham apoiado as regras fiscais mais rígidas da UE e repreendido a Grécia por não cumprir suas metas, os holandeses estão em recessão, e seu deficit neste ano deve ser de 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) --baixo comparado ao de alguns vizinhos, mas acima da meta europeia (3%).
Oministro das Finanças, Jan Kees de Jager, disse que levará à União Europeia uma proposta de cortes no fim deste mês.
http://www.agora.uol.com.br/mundo/ult10109u1080512.shtml

29/04/2012 08h30 - Atualizado em 30/04/2012 12h10
Novo Código Florestal vai para sanção da presidente Dilma Rousseff
Presidente tem 15 dias úteis para sancionar o projeto. 
Data é contada a partir do dia de publicação noDiário Oficial do Congresso.
O novo Código Florestal está nas mãos da presidente Dilma Rousseff. O texto base do código, aprovado na quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados, teve 274 votos a favor, 184 contra e duas abstenções. Ficou decidido que: nas matas ao longo dos rios, com até 10 metros de largura, o produtor tem que recuperar uma faixa de 15 metros em cada margem; se houve desmatamento...
tracking img