Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 INTRODUÇÃO, DEFINIÇÕES DE COMPRA
O departamento de compras é a área da empresa responsável pela aquisição de matérias necessários para o satisfatório desempenho de uma organização. Isto é, através do departamento de compras que uma empresa se desenvolva, por meio de materiais necessários para a execução de um determinado serviço. Em uma tradução simplificada e conceitual podemosdefini-la como processo para encontrar as fontes que suprem as necessidades do negocio. “A compra é vista pela organização bem sucedida de hoje como uma atividade de importância estratégica considerável”. Entretanto, nem todas as empresas veem as compras como uma função desempenhada de forma melhor por um departamento especializado. Há aquelas que veem mais apropriadamente desempenhadas quando estápróxima ao ponto da necessidade dos bens ou serviços que são adquiridos. Então, talvez seja verdadeiro dizer que a maioria das grandes organizações emprega os serviços de uma equipe dedica de especialistas em compras e suprimentos’’(BAILY, 2011, p.16).

1.2 MODELOS DE COMPRAS
No livro de Compras( BAILY, Peter; FARMER, David; JESSOP, David;JONES, David. Compras: Princípios eadministração. 1.ed. São Paulo: Atlas,2011. P.472.), Peter Baily (2011, p.83-86) inicia com a seguinte pergunta. Onde a função de compras deve estar localizada na estrutura da empresa? Esta questão, que os autores têm levantado em muitas ocasiões, não possui resposta simples. Em alguns casos, a função pode não ser significativa e será colocada em posição inferior na hierarquia. O inverso é verdadeiro quando ovolume de gastos em compras em relação ao faturamento da empresa é expressivo e exige que um executivo experiente seja indicado para assumir a função, quando os fornecedores chaves estão em mercado voláteis ou quando a proporção do custo em um produto final é significativa. Entre esses extremos, no que se pode imaginar como um continuum há muitas variantes [...]. Embora cada caso precise serexaminado em seus méritos, há um argumento a favor de uma orientação mais prescritiva em relação à importância da função de compras. Foi como resultado da solicitação de tal orientação que as denominadas leis de Farmer foram desenvolvidas. Na primeira situação a importância percebida da função compras aumentou consideravelmente em uma empresa de produtos eletrônicos de consumo à medida que o tempodisponível para o desenvolvimento de novos produtos diminuía. A administração da empresa percebeu que havia a necessidade urgente de envolver fornecedores e de encontrar meios de assegurar que os novos produtos fossem fabricados corretamente da primeira vez – e de maneira mais rápida. A partir dessa experiência, podemos afirmar que:
1.3 FUNÇÃO DE COMPRAS
A importância percebida da função comprascresce em relação direta com a redução do tempo de duração do ciclo de vida do produto.
Uma segunda declaração surgiu da observação de que a função passava a ser reconhecida como de importância significativa quando o negocio envolvido fazia parte do mercado de commodities. Isso leva a segunda declaração:
A função compras é percebida como importante quando o negocio em questão relaciona-sesignificativamente com mercado ou mercados voláteis.
A terceira lei tem aplicabilidade mais geral. Entretanto, o que deve ser notado aqui é a ausência da palavra percebida na declaração, por haver muitas organizações em que, quando a lei é valida, a alta administração é míope.
A função compras é importante sempre que a organização gastar parte significativa de seu faturamento naaquisição de bens e serviços necessários para o negócio [...].
A função compras exige executivos dotados de grande potencial na organização. Esse potencial pode ser realizado apenas pela centralização eficaz das responsabilidades e da autorização de compras na empresa. Isso não ocorre porque os suprimentos são mais importantes do que outras função; ao contrario, ocorre em razão de a área de...
tracking img