Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rococo

A palavra rococó vem do termo francês “rocaille” (concha), uma técnica de decoração de grutas artificiais que utiliza conchas e vidros. O rococó foi um estilo artístico surgido no séculoXVIII, na França, após o reinado de Luís XIV. Por este motivo, o mesmo também é chamado, em algumas vezes, pelo nome do rei francês. De fato, o rococó é a continuação um pouco modificada da artebarroca. Entretanto, a maior diferença entre os dois estilos está no fato de o primeiro estar diretamente ligado à religiao, e o segundo, mostra preferencialmente uma vida de divertimento, que levou umaparte da critica a classifica-lo de pintura futil..
Para se ter uma ideia, muitos artistas do rococó retratavam a vida profana da aristocracia, algo que nunca aconteceria no barroco, por exemplo, naFrança, a vida da corte era objeto comum da arte rococó, tratada de maneira crítica ou não. Outra prova desta libertação do caráter religioso está nos temas utilizados: cenas eróticas, pastorais e atémitológicas. O rococó procurava mostrar a alegria e os prazeres da vida, um espírito que se reflete inclusive nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora a forma de uma infinidadede anjinhos rechonchudos. Tudo é mais leve, como a despreocupada vida nas grandes cortes de Paris ou Viena.
O desenvolvimento inicial do estilo se deu na arquitetura, caracterizada principalmente pelasubstituição das cores vivas pelos tons pastéis, dando uma maior sensibilidade e leveza às construçoes, possui excesso de curvas caprichosas e pela profusão de elementos decorativos como conchas,laços, flôres e folhagens, que buscavam uma elegância requintada. Além disso, também podemos citar a utilização de amplas aberturas nos edifícios, o que permitia a entrada da luz e tornava as paredes maisclaras.
Em relação à escultura, as artistas procuravam criar obras de tamanho menor do que o barroco. Além disso, optavam pela utilização de materiais alternativos ao mármore, como o gesso, por...
tracking img