Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VALORIZA O PROFESSOR NA SOCIEDADE E PRECISO







































VALORIZA O PROFESSOR NA SOCIEDADE E PRECISO

























Vivemos em uma sociedade cercada de problemas entre pais, alunos, professores, colegas, familiares, que vão refletir no comportamentoindisciplinado de nossos alunos, gerando a falta de respeito ao outro, o desconhecimento de limites e a inversão de valores, desestruturando assim nossos lares e escolas. A escola não é somente o lugar onde se realiza o processo ensino aprendizagem, mas também um espaço onde são promovidos e desenvolvidos os valores humanos nos alunos. Conhecer não é suficiente, é preciso praticar, identificar, vivenciar eincorporar esses valores por meio de ações concretas e só assim vamos conseguir as transformações que se fazem necessárias para se viver em hamonia na sociedade.O trabalho docente tem passado por diversas mudanças em decorrência das reformas educacionais iniciadas na última década do século XX, trazendo implicações diretas para a educação escolar. Surgem novas atribuições para a escola e,consequentemente, para os professores, os quais são cada vez mais impedidos a adaptarem-se as constantes mudanças do mundo globalizado, recebendo cobranças tanto do estado como da própria sociedade que vê na educação uma forma de seus membros conseguirem uma chance melhor na vida, o que tem contribuído para o processo de flexibização e precarização do trabalho docente, pois a situação vivida pelosprofessores nos diversos niveis de modalidade de ensino passa por processos de modificação do seu trabalho haja vista que os mesmos passam a desempenhar um papel central no cumprimento das metas previstas. As responsabilidades do professor, contudo, um acompanhamento das condições de trabalho dos mesmos em sala de aula da escola onde as mudanças são efetivadas. O trabalho do professor tem se expandido paraalém do campo pedagógico, maximizando o seu tempo de produção, sem o devido acompanhamento salarial, e tempo disponivel para estudos indivíduais, etc. os docentes vão incorporando ao seu trabalho novas funções e responsabilidades pela necessidade de responder às exigências do sistema, bem como da comunidade não adianta estabelecer metas visando à melhoria do ensino, se não forem modificadas ascondições do trabalho docente.
O Brasil é o país latino americano que possui o maior índice de analfabetismo, apresentando taxas bem mais elevadas de países com perfil educacional ou nível de desenvolvimento econômico similares. Em 2006, mais de 65 milhões de jovens e adultos não possuíam o ensino fundamental e 14,3 milhões são analfabetos absolutos ( IBGE 2006). Essa realidade configura-se einsiste em permanece como perfil negativo da realidade brasileira. Ainda em 1872, o recenseamento brasileiro constatou 82,3 de analfabetos, encontrados na mesma proporção pelo senso de 1890.
A escola sofre o reflexo dos fatores de violência que têm gerado conflitos manifestados dentro da sala de aula, comprometendo o aprendizado e as relações interpessoais. Valores, relações humanas e aspectossocioeconômicos são as categorias que se destacam como determinantes. A presença de agressão física,verbal e moral como tipo de violência, e o aluno como agente de tais ações.Os professores como agente de mudanças e formadores de novas gerações,são essenciais para a sociedade e para o desenvolvimento de um país, mas infelizmente nem sempre são respeitados nos seus direitos e valorizados pelasociedade e o poder público.A “profissão” de professor anda sem prestigio no brasil. Baixos salários, condições precárias de trabalho,desrespeito dos alunos, violência na sala de aula, promessas não cumpridas,preferencia por outras formas de conhecimento. Antigamente, o professor era denominado mestre, acompanhava o seus alunos de perto,o ensinava compartilhava reflexões e juntos encontravam soluções....
tracking img