Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Municipal Presidente Tancredo Neves
Barbara Carolina Araujo
Ensino Médio















O Menino do Pijama Listrado















Belo Horizonte
Outubro de 2012
Barbara Carolina Araujo

















O Menino do Pijama Listrado














Belo Horizonte
Outubro de 2012










Sumário
Sinopse 4Trechos do Livro 4
Resumo Sintético 5
Mensagem Principal 6
Minha opinião sobre o livro 6
Lições que aprendi com o Livro 7
Referências Bibliográficas 8



Sinopse

O menino do pijama listrado é um livro  que conta uma história, sobre um menino chamado Bruno, que tem nove anos e não sabe nada sobre e a Solução Final contra o povo judeu. Também não sabem que seus pais estão em guerra comoutros países da Europa e que toda sua família está envolvida.
O que Bruno sabe é que foi forçado a abandonar a casa em que vivia na cidade de Berlim, e se mudar para um lugar que não tem ninguém para brincar ou fazer alguma coisa. Da janela do seu quarto, Bruno pode ver uma cerca onde várias pessoas passam vestindo pijamas.
Até que certo dia Bruno conhece Shmuel, um garoto que vivedo outro lado da cerca, e que nasceu no mesmo dia que ele. A amizade entre os dois fica cada vez maior e por isso, Bruno tenta descobrir os mistérios que seu pai esconde.




Trechos do Livro



“Não temos o luxo de achar coisa alguma”, disse a mãe, (...) “Há pessoas que tomam todas as decisões em nosso nome.”

A mãe sorriu e depositou os copos cuidadosamente sobre a mesa. “Tenho maisuma frase para você aprender”, ela disse, “É a seguinte: temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim.”

“Eu me pergunto – será que foi nisso que eu errei com você,Ralfi?”,disse ela.”Imagino se todas aquelas performaces que eu exigi de você o levaram a isso.Fantasiar-se de fantoche”.

“Você fica aí no seu uniforme”, prosseguiu ela, “como se isso o tornasse alguém especial. Nem seimporta com o seu verdadeiro significado. O que ele representa.”

“Se ficou lindo?”,perguntou a avó,inclinando-se para a frente e encarando a nora como se esta tivesse perdido o juízo.”Lindo,você me disse?Menina tola!É isso que considera de importância neste mundo?Ficar linda?













Resumo Sintético

A história se passa na Alemanha nazista, onde Bruno mora com os pais ea irmã em uma casa confortável de cinco andares em Berlim, levando sua vida de menino de nove anos: indo a escola, brincando, implicando com Grettel, a irmã, e tendo os três melhores amigos para a vida toda ele adorava escorregar pelo corrimão da casa e brincar de explorar. Mas são tempos de guerra, e algumas mudanças acontecem. Seu pai é transferido e mandado para comandar um campo deconcentração em Auschwitz e Bruno tem de deixar para trás tudo o que tinha, ate seus três amigos, para viver em um lugar triste onde ele não tem ninguém para brincar e nada para fazer.
Até que, de sua janela, vê uma grande cerca, com pessoas do outro lado, e ele pensava que era uma fazenda onde vivem fazendeiros estranhos, que passam o dia vestindo pijamas listrados,e se põe a se perguntar o que elesfazem lá, e porquê eles e suas famílias não podem cruzar aquela cerca. O garoto simplesmente detestava o lugar, que chama de “Haja–Vista” até que um dia resolve brincar de explorar,mais não dentro de casa,como fazia em Berlim,porque ele dizia que a casa era pequena e tinha apenas 3 andares,então ele resolve explorar la fora e ele pula a janela so seu quarto e vai na direção do campo,a caminhadaao longo da cerca demorou mais do que Bruno imaginou mas quando ele foi chegando perto ele encontra Shmuel, um garoto de nove anos e que nasceu no mesmo ano, dia e mês que Bruno. Eles tornam-se amigos, mas não conseguem brincar: Shmuel é judeu e fica do lado de dentro da cerca. Bruno, do lado de fora.Conforme a amizade dos dois cresce, Bruno vai aos poucos tentando entender o mistério que ronda...
tracking img