Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Unicesp-Promove

História da Aviação

Aspectos Históricos da Aviação Agrícola

Brasília, 6 de Outubro de 2012
Faculdade Unicesp-Promove

História da Aviação

Aspectos Históricos da Aviação Agrícola

Alexandre Pacífico
Arthur De Oliveira Santos
Carlos Miguel Dos Santos Godoy
Dayre Isidório
Idalércio Barbeta
Rúbia Aparecida Souza Oliveira

Brasília, 6 de Outubro de2012
Introdução
O homem sempre foi fascinado pelos ares e principalmente para usa-lo como meio de suas atividades tornando-as mais ágeis e eficientes. Com a aviação agrícola a historia não foi diferente. Junto com sonho de voar nasceu a ideia do uso dos meios aéreos para operações que propiciassem melhorias na produção agrícola. E como todo bom sonho, com a evolução da aviação isto se tornourealidade.
Objetivo
Demonstrar a evolução da aviação agrícola quanto à toxidade o uso de equipamentos e a interação com meio ambiente.
Normatização
MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. (RBAC 91, RBAC 137).
Histórico
As primeiras notícias da utilização do meio aéreo para o auxilio na agricultura veio da ultima década do século XIX,onde para efetuar a semeadora em encostas íngremes dos morros e locais pantanosos fez surgir a ideia dos usos de balões cativos. Dessa forma as sementes seriam lançadas com muito mais eficiência e menos perigo para os semiadores.
Foi a parti de 1911 que as aeronaves foram empregadas de forma definitiva na agricultura, nas proximidades de Berlin, no combate de pragas em florestas. Essa ideia foipatenteada por ALFRED ZIMERMANN que mesmo não tendo realizado nem um trabalho prático, hoje ele e considerado mundialmente como “PAI DA AVIAÇÃO AGRICOLA”, por seu pioneirismo. Mas somente em 1921 nos EUA ocorreu de fato a primeira aplicação pratica. O avião utilizado foi um Curtiss JN-6, um biplano do exército adaptado para aplicação é pilotado pelo 1º TEN. John A.Macready.
Expansão da AtividadeAgrícola
Na época do primeiro voo agrícola era de grande expansão da agricultura americana com o início da mecanização e orientada para alcançar uma melhora de produtividade visando o mercado externo. Usando pilotos e aviões militares o departamento de agricultura americana estabeleceu uma operação de aplicação de defensivos nas plantações de algodão. No estado Louisiana foram utilizados doisbiplanos Curtiss que aplicaram os defensivos 100 vezes mais rápidos que qualquer outro tipo de aplicação conhecida demonstrando ser extremamente eficiente.
A criação primeira empresa de aviação agrícola do mundo surgiu em 1923, que foi a HUFF – DALAND DUSTERS. INC do estado MISSISSIPI. Os aviões utilizados eram de fabricação própria. Mas tarde essa companhia tornou-se a DELTA AIR Service,precessora do DELTA AIR LINES.
A primeira aplicação na Europa foi 29 de outubro de 1924 na Suíça para controle de pragas.
Além da agricultura, as fábricas de aeronaves também proliferavam porem as aeronaves agrícolas utilizadas eram adaptadas, na maioria biplanos de treinamentos com potência suficiente para levar uma carga razoável.
A construção de aeronaves próprias para serviços agrícolas teve inicioem 1925 com Petrel 5 que logo foi substituído pelo Petrel 31 Puffer com motor de 400 HP com capacidade de cargas de 1000 libras.
A partir da década de 30 foram introduzidas aplicações de líquidos. Surgiram então as bombas eólicas e bicos hidráulicos, caracterizando-se como uma época de fraco progresso.
Em 1938 foram introduzidas na aviação agrícola os girocópteros e helicópteros que aplicavamtanto líquidos como sólidos.
No final da década o mundo viu-se envolvido em uma grande Guerra. Com bombardeio de bases americanas no Havaí, os EUA também entraram na guerra e viram na aviação agrícola uma fonte de pilotos altamente qualificados.
Período Pós-guerra
Com o término da segunda guerra mundial muitos aviões militares desativados, foram utilizados para aplicação agrícola devido ao...
tracking img