Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO

1) Diferencie o passado tomado como padrão do passado tido como referência.
De acordo com o texto, o passado padrão é rígido, pois fixa normas para o presente. Para isso necessitade precisão dos fatos ocorridos, não admitindo suposições ou generalizações. Assim ocorre porque tal passado tenta eliminar as incertezas do presente e é considerado princípio para o mesmo. Já opassado tido como referência é um modelo flexível para o presente, uma vez que se baseia em acontecimentos ocorridos e estudados, mantendo, nesse, o que foi proveitoso no passado e banindo o que trouxemalefícios. As sociedades que têm o passado como referência, geralmente, admitem a presença de incertezas quanto a certos fatos históricos, e quando não se sabe ao certo o que ocorreu são aceitassuposições embasadas e justificadas.

2) O que significa passado socialmente formalizado? Dê exemplos.
O passado socialmente formalizado é uma maneira de normatizar as ações do presente, baseadas nosacontecimentos daquele tempo. É um passado rígido e há uma rígida repetição do mesmo, o que leva a uma padronização. Podem até haver mudanças na forma como as tradições são feitas, mas o conteúdo delaspermanece o mesmo. Um exemplo disso pode ser o envio de cartas que, atualmente, está sendo substituído pelo envio de emails. O ato de escrever está presente em ambos, porém a maneira de transmissão doque é escrito mudou. Outro exemplo disso é o uso de meios de transporte, presente nas sociedades de diferentes épocas, antigamente para esse fim eram usados cavalos, nos dias atuais são usadoscarros. A necessidade o transporte permaneceu, houve mudança apenas no modo de locomoção.

3) Como uma inovação pode ser reformulada como não-inovação.
Segundo Hobsbawn o que uma sociedade admite comopassado consiste em uma seleção da infinidade do que é ou pode ser lembrado. Logo, sempre terá intervalos excluídos da história oficial das diversas sociedades, e as inovações podem ser partes...
tracking img