Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas:
1- Explique com suas palavras, a partir do texto, como se deu o predomínio da cidade sobre o campo.
Atraves da industrialização e suas ofertas de trabalho, fez com que muita gente deixasse o campo com o sonho de uma vida melhor, e com esse exodo o campo ficou cada vez mais deserto. As pessoas indo em busca de oportunidades de emprego e de vida melhor.

2- No texto, afirmamos queinteressava á indústria o barateamento dos produtos agrícolas. Você saberia dizer por que? E hoje, continua interessado a indústria os baixos preços dos produtos agrícolas?
O barateamento dos produtos agrícolas interessa a industría para poderem lucrar atraves do preço baixo. Pois a industria visa lucrar, e comprar produtos por preços baixos. Assim satisfazendo a su vontade de lucrar.

3- Amecanização gerada pela Revolução Industrial acarretou inúmeras transformações na vida do homem. Faça uma pesquisa e discuta diferenças entre meio urbano e meio rural.
Problemas na definição do que seja rural e urbano no Brasil surgem a todo o momento. A
vigência de uma legislação anacrônica (Decreto-lei 311 de 1938) e a imprecisão na
delimitação das linhas de perímetro urbano dos municípioscriam distorções evidentes do
ponto de vista territorial. Ademais, as mudanças que ocorreram no meio rural brasileiro a
partir da década de 1980, com uma maior diversificação econômica e a formação de
espaços multifuncionais, imprimiram ao campo um novo significado. Percebe-se que as
recentes configurações econômicas e sócio-espaciais brasileiras exigem recortes espaciais
mais condizentescom a realidade. Diante disso, o presente estudo apresenta uma série de
reflexões teóricas que contemplam os conceitos relacionados ao urbano e rural, sob uma
perspectiva que permite um melhor entendimento do “Novo rural” brasileiro, dialogando
não somente com a literatura clássica mas, sobretudo, com as publicações mais recentes
que abordam o tema.

4- Como a invenção de novos meiosde transporte e do sistema de refrigeração ajudou a maior industrialização dos países europeus e dos Estados Unidos?
Meios de transporte interligavam os locais de venda e compra, além de ligarem as indústrias aos portos, onde seriam exportados.

5- Procure em seus livros de história do Brasil trechos que demonstrem de que maneira o pacto colonial criou estruturas que prejudicaram odesenvolvimento da nossa colonia.
O pacto colonial era um conjunto de regras, leis e normas que ás metropoles que as metripoles impunham para suas colônias. Essas leis tinha como objetivo principal com que as colônias só comprasse e vendessem produtos de suas metrópoles. As metropoles proibiram totalmente o comercio de suas colônias com outros países e criaram juros tão altos que inviabilizava o comérciofora do palco, e isso prejudicou o desenvolvimento da nossa industria.

6- Como foi o nosso precesso de independência? Quem eram nossos aliados?
Os movimentos de independência latino- americanos, patrocinados ou apaioados pela Inglaterra ni inicio do século XIX, afastaram as metrópoles embobrecidas e não industrializadas como Portugal e Espanha no papel de intermediarias do comercio colonial. Aeconômia dos países latino- americanos que tornaram independente o processo continuo organizada segundo o modelo agrario- exportador produzindo um fluxo de capitais e mercadorias que propocionou o continuo desenvolvimento industrial europeu. Os aliados foram: França, Inglaterra e Estados Unidos.

7- O que as novas nações precisavam desenvolver para que sua autonomia fosse reconhecida pelaspotências industriais?
Nos países europeus ja foi mais fácil reconhecer sua autonomia, ja no Brasil fez nescessário pagar uma idenização para Portugal. As potências industriais não queriam desfazer de seus antigos aliados, mais também queriam ter participação de capitalismo industrial com o Brasil. Queriam ter uma participação maior no setor agrícola no Brasil.

8- - O que existe de semelhante...
tracking img