Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DACBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Em 1974 começava surgir uma pequenaoficina de confecções, fundada por Cláudio Barros e Marcel. Claudio, gerente de uma loja conceituada de moda, que havia se demitido para associar-se a Marcel, um imigrante que trazia em sua bagagem um vasto conhecimento da indústria de confecções parisiense. Mesmo com pouco capital social, Claudio e Marcel com o espírito empreendedor conseguiram alavancar os negócios da empresa.

Passados algunsanos, a empresa transformou-se numa das maiores indústrias de confecção do país. Com a conquista do mercado, a empresa transformou-se em sociedade anônima, com a razão social CBC Companhia Brasileira de Confecção, estando à frente dos negócios Claudio Barros, com suas aptidões de líder, com o cargo de diretor presidente, Marcel diretor superintendente e mais cinco cargos.

Com a consolidação nomercado e com bom retrospecto econômico-financeiro, a família CBC, como carinhosamente chamada pelos dirigentes, vinha progredindo cada vez mais e ganhando mercado e aumentando seus lucros, estando sempre a frente o Diretor Presidente Claudio, cujo mesmo delegava as tarefas aos demais diretores, e nunca os encorajando a buscar alternativas para as decisões que deveriam ser tomadas.
Em 1980,repentinamente Claudio teve que se afastar da empresa por conta de sua doença, deixando desamparada a família CBC. Em assembléia ficou determinado que o cargo de Claudio fosse assumido por Marcel, ficando vago o cargo de diretor superintendente, pelo qual se acirrou o pleito ao cargo. Começará o desequilíbrio da empresa.

Com a empresa emperrada por decisões a serem tomadas e conflitos internos, aCBC começará a perder o mercado e a cada ano vinha se deteriorando, principalmente com a alteração da demanda a partir de 1982, novos concorrentes surgiram e começaram a ganhar espaço, uma vez que a CBC não conseguia se atentar as novas demandas.

Mesmo afastado, Claudio sugeriu a contratação de um consultor para diagnosticar o problema, e tentar fazer com que a empresa reagisse à crise eretomasse o caminho dos lucros e a conquista do espaço no mercado.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

A Companhia Brasileira de Confecção, CBC, tem em seu sistema organizacional a presença de Diretor Presidente Claudio Barros, responsável pela parte burocrática e administrativa da empresa, e do Diretor Superintendente Marcel, incumbido das tarefas cotidianas e operacional, alem de mais cincocargos criados: Diretor Técnico, Diretor Comercial, Diretor Industrial, Diretor Financeiro e Diretor Administrativo.

A criação de novos cargos de diretoria para suprir as necessidades da CBC deveria servir para descentralizar as atividades, encorajá-los a algumas tomadas de decisões e permitindo-os a exporem opiniões sobre o rumo da empresa. Mas com sua autoconfiança e a maneira errônea deadministrar, o Diretor Presidente continuava a designar as tarefas a serem realizadas por seus diretores.

O nível institucional que compunha a empresa tinha apenas planejamento em curto prazo. A ausência de conhecimento administrativo do Diretor Presidente, e autonomia dos diretores do nível intermediário, contribuíram para o insucesso da CBC, pois não havia um planejamento estratégico e tático bem...
tracking img