Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
CAMPOS – IX
ENGENHARIA AGRONÔMICA

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

BARREIRAS – BA
SETEMBRO/2012
DANIELA DOS SANTOS CORREIA

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

Trabalho apresentado à disciplina de
Introdução a Informática, ministrado
pelo profº Pedro Cerqueira como av-
aliação parcial do 2º Semestre.

BARREIRAS – BA
SETEMBRO/2012HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

Atualmente a informática é uma das áreas que mais se destaca por ser de grande importância na sociedade moderna. A utilização de computadores, no significado moderno e usual da palavra nos leva a pensarmos em interatividades, computadores conectados ao redor do mundo e apenas com um clique é possível encontrar pessoas e serviços que procuramos. No entanto, osurgimento da computação não teve como principal objetivo o de entrelaçar as pessoas, mas sim ajudar na resolução de problemas matemáticos. Visto que sendo uma ferramenta do nosso dia-a-dia é importante ressaltar o seu percurso histórico.
A informática surge pela necessidade da nossa sociedade em processar informações de uma forma cada vez mais rápida e precisa.
A primeira pessoa que desenvolveu umamáquina que realizava cálculos foi o cientista francês Blaise Pascal (1623-1662). Máquina esta, construída em 1642 era meramente mecânica, sendo empregadas engrenagens e trabalhava através de uma manivela, cuja ativação era manual. Essa calculadora apenas somava e subtraia.
Trinta anos depois a invenção de Pascal, um matemático alemão chamado Barão Gottfried Welhelm Von Leibniz projetou uma máquinaque, além de somar e subtrair, também tinha a capacidade de multiplicar e dividir. Era o início de uma nova era eletrônica.
Com a segunda Guerra Mundial, surgiu o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator) no ano de 1946, após o termino da Guerra, criado por John Mauchley e seu aluno J. Presper Eckert. Era composto de 18.000 válvulas e 1.500 relés, consumia 140 quilowatts de potência eocupava uma área de 62 m2 e pesava cerca de 27 toneladas.
Ainda sem ser usado nos seus objetivos determinais Mauchley e Eckert, obtiverão autorização de obter um curso para descrever o trabalho deles para outros cientistas.
Após esse curso, diversos outros cientistas decidiram desenvolver computadores eletrônico, como o EDSAC, construído na Universidade de Cabridge, considerado o primeirocomputador operacional. Outros modelos foram o JOHNIAC, na Rand Corporation, o ILLIAC, em Illinois e o WEIZAC, no Weizmann Institute, em Isrrael.
Em 1948, três pesquisadores do Bell Labs, John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley, idealizaram os transitores. Esta invenção revolucionou o mundo da computação, e em dez anos a válvula estava desusada. No Lincoln Laboratory, no M.I.T, o primeirocomputador transistorizado estava sendo construído, uma máquina de 16 bytes fundamentada no Whirlwind I. Esta máquina batizada de TX-0 foi um modelo, para futuro lançamento do TX-2, uma nova versão já mais avançada.
Em meados do século XX, surgiu uma nova invenção, a do circuito integrado possibilitando que vários transistores pudessem ser implantados em uma única partilha.
Esse encapsulamentopermitiu a construção de computadores menores, mais rápidos e de mais baixo custo do que seus precursores.
Anos depois em 1963, um pesquisador norte-americano criou a primeira rede de computadores interligada por fios. Cinco anos depois a IBM desenvolveu o ROMAC 305, utilizando disco de memória de cinco megabytes.
Em 1975 foi desenvolvida a Linguagem Basic, primeira linguagem paramicrocomputadores. No mesmo ano Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criaram a Apple Computer Company.
Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir daí então, estava lançado o duelo entre as empresas, que disputavam cada vez mais perfeições em nível de informática. Em 1985, a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0. No mesmo ano, Tim Berners-Lee criou a World...
tracking img