Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto: PSICOPATOLOGIA E SEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS.

1 ) Defina consciência na perspectiva psicológica.

A consciência psicológica é a totalidade dos estados mentais percebidos pelo sujeito como referidos a si próprio.
A nível psicológico, ele é o prazer e a dor, ansiedade e tranquilidade, amor e ódio, alegria e tristeza, medo e destemor, segurança e insegurança, traumas esentimentos de culpa, a herança cultural, os valores éticos e estéticos. Não existe uma consciência pura, pois ela é necessariamente uma consciência de algo.

2)Enumere 4 características funcionais do inconsciente e explique 2 delas.

Atemporalidade, isenção de contradição, principio do prazer, processo primário.

Atemporalidade: não existe o tempo, não existe aqui passado, presente e futuro, apessoa não tem referencia temporal, ou seja, ela não tem noção de tempo.

Isenção de contradição: Não há lugar aqui para a negação ou duvida ou certeza ou incerteza. Essa pessoa acredita que tudo que ela faz é certo, tudo é afirmativo.

3) Cite as alterações quantitativas (patológicas)da consciência.
- Quantitativas:
O Nível de consciência diminui de forma progressiva, desde o estado normal,vigil, desperto, até ao estado de coma profundo, no qual não há qualquer resquício de atividade consciente.
- Rebaixamento do nível de consciência: compreendido por graus, está dividido em três grupos principais: obnubilação da consciência (grau leve a moderado - compreensão dificultada), sopor (incapacidade de ação espontânea) e coma (grau profundo - impossível qualquer atividade voluntáriaconsciente e ausência de qualquer indício de consciência).

4) Cite e explique as três síndromes psicopatológicas associadas ao rebaixamento do nível da consciência.

- Síndromes psicopatológicas associadas ao rebaixamento do nível de consciência:

1) Delirium (diferente do "delírio", é uma desorientação temporoespacial com surtos de ansiedade,além de ilusões e/ou alucinações visuais)

2) EstadoOnírico (o indivíduo entra em um estado semelhante a um sonho muito vívido; estado decorrente de psicoses tóxicas, síndromes de abstinência a drogas e quadros febris tóxico-infecciosos)

3) Amência (excitação psicomotora, incoerência do pensamento, perplexidade e sintomas alucinatórios)

Existe também mais uma síndrome associada ao rebaixamento do nível de consciência:

4) Síndrome docativeiro (a destruição da base da ponte promove uma paralisia total dos nervos cranianos baixos e dos membros)



5)Explique o que é alterações qualitativas da consciente e de três exemplos de alteração qualitativa.

As alterações qualitativas: são as alterações parcial ou focal do campo de consciência. Uma parte da consciência esta preservada em quanto a outra parte foi alterada. O grau derebaixamento é mínimo do nível de consciência.

Temos algumas alterações qualitativas:
1) Estados crepusculares (surge e desaparece de forma abrupta e tem duração variável - de poucas horas a algumas semanas)

2) Dissociação da consciência (perda da unidade psíquica comum do ser humano, na qual o indivíduo "desliga" da realidade para parar de sofrer)

3) Transe (espécie de sonho acordado com apresença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários)

4) Estado Hipnótico (técnica refinada de concentração da atenção e de alteração induzida do estado da consciência)


6) Defina atenção

A atenção pode ser definida como uma direção da consciência, estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto.

7)Comente as características das alterações da atenção que ocorre nos estados depressivos e nos estados maníacos.

São muitos características as alterações da atenção que se observam nos estados de depressão e nos maníacos.
Nos quadros maníacos há a diminuição da atenção e aumento da atenção espontânea com a hipervigilância e hipotenacidades. Na fase maníaca o individuo pula rapidamente de um...
tracking img