Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VISUALIZAÇÃO DA MORFOLOGIA E COLORAÇÃO DE BACTÉRIAS DA CAVIDADE ORAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE COLORAÇÃO DE GRAM

Tubarão, outubro de 2012.

VISUALIZAÇÃO DA MORFOLOGIA E COLORAÇÃO DE BACTÉRIAS DA CAVIDADE ORAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE COLORAÇÃO DE GRAM

Relatório da primeira aula prática apresentado à disciplina de Microbiologia da terceira fase do curso de Medicina.

Prof. Orientador:Celino Dias Ferraz

Tubarão, outubro de 2012.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 3
2 – Normas de Biossegurança no Laboratório de Microbiologia 4
3 – Objetivos 7
3.1 – Objetivo Geral 7
3.2 – Objetivos Especificos 7
4 – Referencial Teórico 8
4.1 – Histórico da técnica de Gram 8
4.2 – Método de coloração 8
4.3 – FUNDAMENTOS da técnica 9
4.4 – IMPORTÂNCIAS para diagnóstico Clínico 10
4.5 –Limitações do método de Gram 11
5 – Materiais utilizados por procedimentos 12
6 – Metodologia utilizada por procedimento 13
7 – Leitura e interpretação dos resultados 14
8 – Conclusões Individuais 15
9 – BIBLIOGRAFIAS 19

1 – INTRODUÇÃO

O método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, em 1884, e que consiste no tratamento de um esfregaçobacteriano, fixado pelo calor, com o reagente cristal violeta, lugol, etanol-acetona e fucsina básica. Essa técnica permite a separação de amostras bacterianas em Gram-positivas e Gram-negativas baseando-se na composição da parede bacteriana, e permitindo determinar a morfologia e o tamanho das bactérias analisadas. O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares debactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem.
Os custos com investimentos e manutenção são consideravelmente baixos, principalmente quando comparados com a eficácia obtida com os resultados imediatos dos testes, o que faz com que este método seja o predominante embacteriologia. Além disso, necessita-se de instalações simples quanto à realização do método de Gram, sendo necessários apenas os corantes específicos, estrutura de uma pia com torneira, caixa de fixação, lamina, óleo de imersão e microscópio para visualização do resultado.
A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios microbiologia, sendo sempre oprimeiro passo para caracterização de amostras de bactérias, além de sua imensa importância clinica, uma vez que muitas das bactérias associadas a infecções são freqüentemente observadas e caracterizada como Gram-positivas ou Gram-negativas em esfregaços de pus ou de fluidos orgânicos, fatos este, que permite ao clinico monitorar a infecção até que os dados de cultura estejam disponíveis.

2 –Normas de Biossegurança no Laboratório de Microbiologia

As normas de Biossegurança apresentadas abaixo são um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerente ás atividades realizadas no laboratório durante as aulas práticas. Estes riscos podem comprometer a saúde do homem, o meio ambiente ou mesmo a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
No ambientelaboratorial podem ser identificados:
* Riscos Físicos: são representados pelos agentes físicos no laboratório, em particular pela ação do calor uma vez que nas aulas práticas de microbiologia o aluno utiliza a chama do bico de Bunsen e no caso de manuseio incorreto poderão ocorrer queimaduras;
* Riscos Químicos: são representados pelos agentes químicos existentes no laboratório, em particularos reagentes utilizados nas aulas práticas de microbiologia. O manuseio de corantes e outros reagentes químicos representam risco em particular para a pele e a mucosa ocular.
* Riscos Biológicos: são representados pelos agentes biológicos (culturas de bactérias e fungos) utilizados nas aulas praticas de microbiologia. O manuseio incorreto das culturas representa um risco potencial de...
tracking img