Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia e Administração

A tecnologia sempre influenciou o funcionamento das organizações. A Revolução Industrial foi o resultado da tecnologia de aplicação da força motriz (motor) na produção e que logo substituiu o esforço humano permitindo o aparecimento das fábricas e indústrias. A invenção do computador na segunda metade do século XX permitiu que as organizações passassem aapresentar as atuais características de automatização e automação de suas atividades. Sem o computador não haveria a possibilidade de se administrar grandes organizações com uma variedade incrível de produtos, processos, clientes, fornecedores e empregados. O computador tem sua origem na Cibernética, onde reúne diferentes áreas e especialidades da ciência – matemática, engenharia, medicina, eletrônica,física, neurologia, etc.
Cibernética significa originalmente a arte de governar navios, isto é, dirigi-los por meio da comunicação e controle, onde o piloto é o processador da informação entre o alvo e o meio ambiente para conduzir a ação. A cibernética é uma ciência relativamente jovem e que foi assimilada pela informática e pela tecnologia da informação. Foi criada por Norbert Wienerentre os anos de 1943 e 1947.
Origens da Cibernética
1. O movimento iniciado por Norbert Wiener em 1943 para esclarecer as chamadas áreas brancas no mapa da ciência, onde a ideia era juntar e não separar.
2. Os primeiros estudos sobre o cálculo de variações da Matemática, o princípio da incerteza na mecânica quântica, a descoberta dos filtros de onda, o aparecimento da mecânica estatísticaetc.
3. As máquinas rápidas e precisas, deveriam imitar o sistema nervoso humano. A comunicação e o controle no homem e no animal deveriam ser imitados pela máquina.
4. A Segunda Guerra Mundial provocou o desenvolvimento de equipamentos de artilharia aérea para a defesa aérea.
5. A cibernética ampliou o seu campo de ação com o desenvolvimento da Teoria Geral dos Sistemas, por VonBertalanffy em 1947.
6. A cibernética limitava-se à criação de máquinas de comportamento auto regulável semelhante a aspectos do comportamento humano ou do animal.
Principais conceitos da Cibernética: Os Sistemas
Sistemas é um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados entre si, dá a ideia de conectividade. Em resumo, o sistema é:
• Um conjunto de elementos (que são partes ouórgãos do sistema);
• Dinamicamente relacionados em uma rede de comunicação;
• Formando uma atividade (que é a operação ou processamento dos sistemas);
• Para atingir um objetivo ou propósito (finalidade do sistema);
• Operando sobre dados/energia/matéria;
• Para fornecer informação/energia/matéria.
Os sistemas podem ser classificados quanto à sua complexidade: complexossimples, complexos descritivos, excessivamente complexos e quanto ao seu desempenho: determinísticos, determinísticos simples, determinísticos complexos, determinísticos excessivamente complexo e pro balístico simples, pro balísticos complexo e pro balístico excessivamente complexo.
Hierarquia dos Sistemas
Os sistemas são hierárquicos ou piramidais, isto é, sistemas ou subsistemas relacionadosentre si por um processo ou padrão de interação. São nove os níveis de sistemas;
1. Nível dos sistemas estáticos (frameworks);
2. Nível dos sistemas dinâmicos simples (clock-works);
3. Nível dos sistemas cibernéticos simples ou mecanismos de controle;
4. Nível dos sistemas abertos;
5. Nível genético-societário;
6. Nível do sistema animal;
7. Nível humano;
8. Nível dosistema social;
9. Nível dos sistemas transcendentais.
Representação dos Sistemas: Os Modelos
Existem três razões para a utilização de modelos:
1. Quando a manipulação de entidades reais (pessoas ou organizações) é socialmente inaceitável ou legalmente proibida.
2. A incerteza com que a Administração lida cresce rapidamente e aumenta desproporcionalmente as consequências dos erros....
tracking img