Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto

Observe a charge a seguir:


Resposta
Resposta Selecionada: c.
II e III
Resposta Correta: d.
II e IV

• Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos

Ao docente cabe desenvolver ou aprimorar diversas características, todas fundamentais para sua ação docente. De acordo com Perrenoud (2000), uma delas é a competência de “conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a seremensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem”. Sobre essa competência, podemos afirmar que:
I – Refere-se ao domínio dos conteúdos com suficiente fluência e distância dos conteúdos para construí-los em situações abertas e tarefas complexas.
II – É importante aproveitar ocasiões, partindo dos interesses dos alunos, explorando os acontecimentos.
III – Trata-se de propiciar mecanismos dememorização de conteúdos transmitidos pelo professor.
IV – Favorece a apropriação ativa e a transferência dos saberes, sem passar necessariamente por sua exposição metódica, na ordem prescrita por um sumário.


Estão corretas as afirmativas:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
I, II e IV


Resposta Correta: e.
I, II e IV


Feedback da resposta: é necessário que oprofessor conheça sua disciplina assim como uma gama de metodologias e técnicas que pode lançar mão visando à aprendizagem de seu aluno.

• Pergunta 3
0 em 0,3 pontos

Bernardes e Moura (2009) procuraram investigar as condições e as circunstâncias necessárias para que o ensino possa se constituir como instrumento possibilitador da transformação dos indivíduos, assim como da sociedade,a partir da superação do processo de alienação historicamente instituído nesta mesma sociedade e, em particular, no sistema educacional vigente.
Para alcançar seu fim, os autores citados realizaram pesquisa de cunho experimental com alunos da 3a série (4o ano) do Ensino Fundamental, na qual analisaram qualitativamente a organização do ensino e fundamentaram sua análise e interpretação dos dadosno materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na teoria da atividade.


Leia as afirmativas a seguir:
I- A partir dos pressupostos do materialismo histórico-dialético, a intenção pode ser a de buscar compreender e explicitar como as relações entre ensino e aprendizagem podem promover a transformação das funções psíquicas superiores dos estudantes.
II- É possívelanalisar as possibilidades reais da construção do devir (vir a ser, tornar-se, transformar-se) na formação dos indivíduos a partir da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade na pesquisa mencionada.
III- A teoria da atividade só fará sentido se desconsiderarmos que quem elabora os conceitos é o sujeito da atividade. Nesse foco, ela foi inserida na pesquisa por conta de seusprocedimentos de ordem metodológica.
IV- Só é possível analisar as possibilidades reais da construção do devir na formação dos alunos a partir do materialismo histórico-dialético que tem a intencionalidade de ser um método de pesquisa prática e de coleta de dados.


A partir da leitura está incorreto:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
I, II e III
Resposta Correta: c.
III e IV• Pergunta 4
0 em 0,3 pontos

De acordo com Nogueira (2001), o trabalho com projetos tem sido encarado atualmente mais como um modismo na área educacional, do que como uma forma de organização do trabalho docente. Praticamente todas as escolas dizem trabalhar com projetos e a falta de conhecimento sobre essa prática tem levado o professor a conduzir atividades sem sentido denominadas deprojeto. O autor pretende romper com essa visão reducionista de projeto e ampliar essa visão. Na visão ampliada do autor, pode-se dizer sobre os projetos:


I. Os projetos devem direcionar o trabalho do professor com seus alunos. Devem ser rígidos para que o professor não se perca e transforme o projeto em mera aplicação de trabalhos desconectados.
II. Os projetos trazem a possibilidade de...
tracking img