Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIAS DE LEITURA – Textos para trabalho

Professora: Luciani Dalmaschio



Itabira

Conhecida por suas reservas de minério de ferro, a cidade mineira de Itabira é também a terra natalde um dos maiores poetas brasileiros do século XX, Carlos Drummond de Andrade.
Itabira localiza-se em Minas Gerais, na Zona do Rio Doce, 99 Km de Belo Horizonte. Eleva-se a 763m de altitude nacordilheira do Espinhaço, numa espécie de anfiteatro circundado por várias serras. Sua fundação remonta, para alguns, a 1698, época da descoberta das Minas Gerais; para outros, a 1720, com a aventura dosbandeirantes Francisco e Salvador Faria de Albanaz, que encontraram ouro na região. Tornada distrito em 1827, Itabira do Mato Dentro desmembrou-se de Caeté em 1833 e passou a cidade em 1848. De 1942 a1947 levou o nome de PresidenteVargas.
Depois de declínio da atividade aurífera, a extração e o processamento industrial do ferro tornou-se a principal atividade e sustentáculo da vida econômica domunicípio, que tem na Companhia do Vale do Rio Doce sua maior fonte de trabalho e riqueza. (Para população ver DATAPÉDIA)
(In: Nova Enciclopédia Barsa. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica doBrasil, 1988. Vol.8, p.228)







Macaco

Da primeira vez que tivemos em casa um mico foi perto do Ano Novo. Estávamos sem água e sem empregada, fazia-se fila para a carne, o calorrebentara – e foi quando, muda de perplexidade, vi o presente entrar em casa, já comendo banana, já examinando tudo com grande rapidez e um longo rabo. Mais parecia um macacão ainda não crescido, suaspotencialidades eram tremendas. Subia pela roupa estendida na corda, de onde dava gritos de marinheiro, e jogava cascas de bananas onde caísse. E eu exausta. Quando me esquecia e entrava distraída na áreade serviço, o grande sobressalto: aquele homem alegre ali. Meu menino menor sabia, antes de eu saber, que eu me desfaria do gorila: “E se eu prometer que um dia o macaco vai adoecer e morrer, você...
tracking img