Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula prática nº 5

Porto Alegre, 22 de setembro de 2012.

1. INTRODUÇÃO

Nesta aula prática, realizamos a instalação elétrica de um motor trifásico de 0,25 CV-220V, sendo em partida diretacom reversão e ligação em Y (estrela), que é o método de acionamento em motores de corrente alternada, na qual o motor é conectado diretamente à rede elétrica, ou seja, ele se dá quando aplicamos atensão nominal sobre os enrolamentos do estator do motor, de maneira direta.

Motores Trifásicos

Motores trifásicos são motores próprios para serem ligados aos sistemas elétricos detrês fases e são os motores de emprego mais amplo na indústria. Oferecem melhores condições de operação do que os motores monofásicos porque não necessitam de auxílio na partida, dão rendimento maiselevado e são encontrados em potências maiores.
No estator do motor de CA estão alojados três enrolamentos referentes ás três fases. Esses três enrolamentos estão montados com uma defasagem de 120º.Ligação dos motores trifásicos

Como já foi estudado, o motor trifásico tem as bobinas distribuídas no estator e ligadas de modo a formar três circuitos distintos, chamados de fase deenrolamento. Essas fases são interligadas, formando ligações em estrela = 380 V ou em triângulo = 220 V para o acoplamento á uma rede trifásica. Para isso, deve-se levar em conta a tensão na qual iráoperar.
Na ligação em estrela (380 V) os terminais 4, 5 e 6 são interligados e os terminais 1, 2 e 3 são ligados á rede.Figura 1

A ligação de motores trifásicos com três terminais á rede é feita conectando-se os terminais 1, 2, e 3 aos terminais...
tracking img