Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de Software

— 8.1 —

CAP. 8 — TESTE DE SOFTWARE

PROF. VITÓRIO BRUNO MAZZOLA

Capítulo 8 TESTE DE SOFTWARE

1.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de software utilizando as metodologias, técnicas e ferramentas da Engenharia de Software não oferece a total garantia de qualidade do produto obtido, apesar de melhorá-la significativamente. Por esta razão, uma etapa fundamentalna obtenção de um alto nível de qualidade do software a ser produzido é aquela onde são realizados os procedimentos de teste, uma vez que esta é a última etapa de revisão da especificação, do projeto e da codificação. A realização, de forma cuidadosa e criteriosa, dos procedimentos associados ao teste de um software assume uma importância cada vez maior dado o impacto sobre o funcionamento (e ocusto) que este componente tem assumido nos últimos anos. Por esta razão, o esforço despendido para realizar a etapa de teste pode chegar a 40% do esforço total empregado no desenvolvimento do software. No caso de programas que serão utilizados em sistemas críticos (aqueles sistemas dos quais dependem vidas humanas, como controle de vôo e a supervisão de reatores nucleares), a atividade de teste podecustar de 3 a 5 vezes o valor gasto nas demais atividades de desenvolvimento do software. O objetivo deste capítulo é apresentar, de forma breve, os principais conceitos e técnicas relacionados ao teste de software. 2. 2.1. FUNDAMENTOS DO TESTE DE SOFTWARE Objetivos

Os objetivos do teste de software podem ser expressos, de forma mais clara, pela observação das três regras definidas por Myers:• • • A atividade de teste é o processo de executar um programa com a intenção de descobrir um erro; Um bom caso de teste é aquele que apresenta uma elevada probabilidade de revelar um erro ainda não descoberto; Um teste bem sucedido é aquele que revela um erro ainda não descoberto.

As três regras expressam o objetivo primordial do teste que é o de encontrar erro, contrariando a falsa idéia deque uma atividade de teste bem sucedida é aquela em que nenhum erro foi encontrado. A etapa de teste deve ser conduzida de modo que o maior número de erros possível seja encontrado com um menor dispêndio de tempo e esforço.

— 8.2 —

CAP. 8 — TESTE DE SOFTWARE

PROF. VITÓRIO BRUNO MAZZOLA

2.2.

O projeto de casos de teste

A realização, com sucesso, da etapa de teste de um softwaredeve ter, como ponto de partida, uma atividade de projeto dos casos de teste deste software. Projetar casos de teste para um software pode ser uma atividade tão complexa quanto a de projeto do próprio software, mas ela é necessária como única forma de conduzir, de forma eficiente e eficaz, o processo de teste. Os princípios básicos do teste de qualquer produto resultante de uma tarefa de engenhariasão: • conhecida a função a ser desempenhada pelo produto, testes são executados para demonstrar que cada função é completamente operacional, este primeiro princípio deu origem a uma importante abordagem de teste, conhecida como o teste de caixa preta (black box); com base no conhecimento do funcionamento interno do produto, realiza-se testes para assegurar de que todas as peças destes estãocompletamente ajustadas e realizando a contento sua função; à abordagem originada por este segundo princípio, foi dado o nome de teste de caixa branca (white box), devido ao fato de que maior ênfase é dada ao desempenho interno do sistema (ou do produto).



2.2.1. O software e o teste de caixa preta Quando o procedimento de teste está relacionado ao produto de software, o teste de caixa pretarefere-se a todo teste que implica na verificação do funcionamento do software através de suas interfaces, o que, geralmente, permite verificar a operacionalidade de todas as suas funções. É importante observar que, no teste de caixa preta, a forma como o software está organizado internamente não tem real importância, mesmo que isto possa ter algum impacto na operação de alguma função observada em...
tracking img