Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cultura como Comunição é o primeiro capítulo do livro “A Dimensão Oculta” de Edward T. Hall e nele é usado o termo Proxêmica para explicar as teorias e observações inter-relacionadas do empregoque o homem faz no espaco. A visão adotada no texto é que a comunicação constitui o cerne da cultura e da propria vida, afirmando que o idioma e o vocabulário do indivíduo são mais do que meios deexpressão do pensamento, trata-se na realidade do meio principal da formação da sua cultura.
O texto me fez lembrar de uma experiência vivida há dois anos atras quando eu fui fazer intercambio para umacidade pequena e calma chamada Nanaimo, que fica na região da agitada metropole de Vancouver, no Canada. La eu tive a oportunidade de conviver tanto com pessoas que falam a lingua inglesa como tambemcom outros intercambistas, entre eles alemaes, espanhois, turcos e chineses. Todos com seus diferenciais e formas particulares de se comunicar tentando se adaptar a forma de vida normal de umcanadense, o que exigia um certo esforço para abrirmos mão do mundo sensorial que fomos habituados.
O texto cita que o processo evolutivo acelerou apos o homem dar extensão ao seu organismo, tais comocerebro-computador, voz-telefone, pernas-rodas. Isso eu tambem pude observar durante o tempo que passei fora do Brasil porque eu morei com uma Turca que ja tinha convivido com uma brasileira antes econtinuou mantendo contato por meios de comunicao e logo da primeira vez que a vi, nao senti dificuldade em me comunicar justamente pela troca de cultura que ela ja havia experimentado com outra brasileira,de tal forma que ela ja sabia como se comportar durante a comunicação mesmo não falando a mesma lingua. Claro que isso nao aconteceu com todos e muitas vezes eu acabava exigindo do outro a mesmaperspectiva do mundo que a minha, o que gerava uma frustração na comunicação.
Hoje eu percebo que cada vez mais é necessário e essencial aprendermos a interpretar e respeitar cada familia de linguas e...
tracking img