Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As organizações criadoras do conhecimento
Segundo Nonaka e Takeuchi (1998), existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. Essas diferenças residiriam no fato do pensamento ocidental ter uma compreensão estreita do que seja conhecimento, conseqüentemente, também dos meios para a sua exploração, e de não ter se desvencilhado do dualismo cartesianoimpregnado no pensamento ocidental.
Para os japoneses, o conhecimento vai além dos dados quantificáveis e das informações codificadas. Além disso, eles consideram que o dualismo está presente em separações tais como tácito e explícito, corpo e mente, individual e organizacional, burocracia e força-tarefa, racionalismo e empirismo, planejamento e implementação, entre outros.
Aproposta principal do trabalho desses autores foi formular uma nova teoria sobre o processo da criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso eles investigaram três dimensões do tema: epistemológica, ontológica e temporal. Investigaram também os modos de conversão do conhecimento e as condições necessárias para a sua criação e exploração. Eles também avaliaram a interação entre as formasde organização do trabalho e o potencial para criação e difusão do conhecimento.
A dimensão epistemológica estaria fundamentada na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Com conhecimento tácito os autores se referiram àquele tipo de conhecimento que as pessoas, em geral, possuem, mas não conseguem sistematizá-lo nem expressá-lo de maneira clara e objetiva. Com relação aoconhecimento explícito, eles se referiram ao conhecimento que está de tal forma estruturado que se consegue expressá-lo a ponto de se formular modelos matemáticos, procedimentos e instruções, isto é, codificá-lo.
Ao contrário de considerá-los inertes um ao outro, essa teoria estudou a interação entre eles e concluiu quatro modos possíveis de conversão, ilustrados na figura 1.

Asocialização ocorre quando pessoas entram em contato e há a transmissão de conhecimento tácito de uma para outra. Ilustrativamente, esse seria o modo de conversão predominante na prática do treinamento on the job e nas comunidades de prática. A internalização ocorreria, por exemplo, quando se estuda um determinado assunto tratado em um livro, procedimento ou manual. A pessoa apreende o conhecimentocodificado e incorpora-o ao seu espectro pessoal de conhecimento tácito, muitas vezes sem se dar conta disso. Se uma pessoa, a partir de um conhecimento já sistematizado, gera uma outra gama de conhecimentos também sistematizados está ocorrendo o modo de conversão denominado combinação. Um exemplo disso seria a elaboração de instruções de operação a partir dos manuais de operação de máquinas eequipamentos. Por fim, a externalização estáa relacionada com a conversão do conhecimento tácito em explícito. Isso ocorre, por exemplo, quando uma equipe de marketing consegue esboçar sua idéia sobre um novo produto e a apresenta à equipe de projeto do produto.
A distinção entre os quatro modos de conversão não significa que a ocorrência de um deles exclui a possibilidade de ocorrência dosdemais; apenas quer dizer que, dependendo da circunstância, um determinado modo predomina em relação aos demais.
Nonaka e Takeuchi (1998) enfatizaram que a capacidade de realizar essas conversões é inerente ao ser humano. Eles também observaram que, no âmbito organizacional, isso só tem relevância se tais modos de conversão puderem ser difundidos. Para isso, a criação do conhecimento, poresse conjunto de processos de conversão, deve ser elevada de um nível ontológico individual para o grupal, do grupal para o organizacional e, de acordo com o caso, do organizacional para o interorganizacional.
Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada uma espiral do conhecimento. Com a espiral do...
tracking img