Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





ATIVIDADES

PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS



Universidade Anhanguera - Uniderp /Polo Juazeiro-Ba

Curso: Serviço Social/4º Semestre

Disciplina: Psicologia e Serviço Social







Análise do filme “Tropa de Elite”

O filme Tropa de Elite é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança públicado Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita que o Papa João Paulo ll realizou a Capital Carioca. Sua narrativa é intensa em sua descrição da realidade diária da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – PMERJ, totalmente pautada em situações que, segundo o autor, baseiam-se em relatos de fatos reais, que lhe foram feitos por Policiais Militares. O personagem central da trama éum Capitão PM do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Tropa de Elite da Policia Militar carioca, considerada internacionalmente como a melhor força de Combate Urbano do Mundo. A narrativa é intensa e gira em torno do personagem central o Capitão Nascimento, que motivado pelo nascimento de seu filho resolve deixar as atividades do Batalhão, mas para isto é necessário que ele encontre umsubstituto que tenha os seus ideais de honra e profissionalismo. Contudo, em uma polícia permeada pela corrupção, esta busca acaba se transformando em uma missão quase impossível. Finalmente, ele encontra dois jovens Aspirantes a Oficial, que se enquadram nas características necessárias em um Policial Militar do BOPE da PM do Rio de Janeiro, estes Aspirantes, por força do destino, acabam sendo conduzidoao Curso de Operações Especiais que é coordenado pelo Capitão Nascimento. O filme além de fazer uma crítica a corrupção da polícia carioca, também mostra a hipocrisia da classe média, representa por estudantes universitários, que criticam a violência policial, mas, no enredo do filme - que não está longe da realidade da sociedade carioca – estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico dedrogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecendo a violência urbana carioca. Tropa de Elite é uma obra de ficção que expõem as entranhas de uma corporação policial que existe no Brasil a duzentos anos (Criada em 1808 por D. João VI). A PMERJ tem em seus quadros muitos policiais honestos e valorosos, contudo, os maus policiais existem, como em qualquer organizaçãopolicial no mundo, e estes policiais corruptos é que são denunciados no filme.







O que é cultura?

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de umasociedade como membro dela que é. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, simbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Quais as manifestações culturais apresentadas no filme?

Indiscutível ogrande sucesso de Padilha com os filmes Tropa de Elite 1 e 2. Esses filmes mostraram algo aos brasileiros que não estávamos tão acostumados a ver, e com certeza fez crescer em nós a mesma necessidade de limpeza étnica da qual Hitler se referia.

Agora temos algo real que está acontecendo nesse momento. A invasão do poder militar sobre as favelas do Rio de Janeiro. Eu acredito piamente que se issofosse em momento antes de Padilha, a grande maioria dos brasileiros não aprovaria tal ação militar sobre os favelados. Mas algo interessante aconteceu. A grande visibilidade do filme Tropa de Elite fez com que os brasileiros mudassem de opinião. Não digo todos, me refiro a grande maioria. Isso sem sombra de dúvidas foi uma das maiores manifestações culturais que influenciaram na cultura brasileira...
tracking img