Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Por exemplo, quando queimamos uma folha de papel essa passa a não existir mais, de forma que é impossível recuperar sua forma original. Esse tipo de reação se classifica como irreversível. 

Em contrapartida, existem as reaçõesreversíveis, onde os produtos podem se converter à forma inicial, elas podem ocorrer em processos químicos e físicos e são identificadas pela seta dupla: 

Se você colocar água líquida em um recipiente fechado vai ter uma reação reversível através da equação: 

H2O (l)  H2O (v) 

As moléculas de água no estado líquido passam para o estado de vapor continuamente, e ao mesmo tempo a água evaporadaretorna para o estado inicial (líquido). Quando a velocidade de vaporização se iguala à de condensação, o sistema entra em equilíbrio. 

A quantidade de espécies participantes não precisa ser igual em uma reação para esta atingir o equilíbrio, basta que se mantenham constantes. Assim sendo, não importa a quantidade de água líquida e vapor, o importante é que o recipiente se mantenha fechado para queas moléculas não escapem para o meio externo. 

O Equilíbrio químico em uma reação surge desta propriedade, a de manter os reagentes numa constante transformação. 
Introdução Teórica

        O princípio necessário para exisitir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reação envolvida. Isto é, a reação ocorre tanto no seu sentido direto como no inverso. 
        Continuandocom o exemplo da água:
Reação de ionização da água - Reação direta:
     H2O          H+ +  OH-
Reação inversa:
H+  +  OH-    H2O
        Por convenção, o equilíbrio pode ser representado com o símbolo de igualdade, como em qualquer equação de reação química.
        H2O         =         H+        +        OH-
        Em uma situação de equilíbrio químico, as velocidades das reaçõesdireta e inversa são equivalentes. Como consequência, as concentrações de reagentes e produtos permanecerem constantes após um determinado intervalo de tempo que pode ser curto ou não.
        Uma vez representando o equilíbrio químico através do sinal igual ( = ), isso indica que temos duas reações ocorrendo ao mesmo tempo. Chamamos de reação direta aquela que acontece no sentido da produçãode produtos.(Lembre-se de que os produtos da reação de ionização da água são os íons H+  +  OH-)
        A outra reação, denominada reação inversa é aquela que ocorre no sentido da produção de reagentes.
        Ao analisarmos a cinética do equilíbrio químico, podemos verificar a igualdade entre a velocidade da reação direta e a velocidade da reação inversa. Ao mesmo tempo que 1 mol da espécie H2O éconsumido na produção de H+ + OH- pela reação direta , 1 mol da mesma espécie H2O é produzido pela reação inversa. Com isso a concentração de H2O permanece constante.
        Uma outra espécie que pode servir como exemplo é o cloreto de prata (AgCl).
        AgCl(s)         =         Ag+        +        Cl-
        Em uma solução de AgCl temos as duas reações ocorrendo ao mesmo tempo , umaproduzindo íons Ag+ + Cl- e outra inversa produzindo o sal AgCl(s).
 Faz de conta que a bolinha azul é o íon Cl- e a bolinha branca é o íon Ag+ . As duas bolinhas juntas formam o composto AgCl(s) . A quantidade de AgCl(s) é sempre a mesma, assim como as quantidades dos íons. Tente observar !
        Com isso, as concentrações das espécies são constantes nesta situação, o que evidencia o equilíbrioquímico. 
  
 
Constante de equilíbrio
        O valor da constante de equilíbrio é obtido a partir das concentrações das espécies químicas presentes na solução quando o sistema está em equilíbrio.
        A constante de equilíbrio foi deduzida a partir das velocidades das reações direta e inversa.
        Recordando que para uma reação qualquer do tipo
        aA        +        bB       ...
tracking img