Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL

A Contabilidade Pública, também chamada de Contabilidade Governamental, é tão importante quanto a Contabilidade que é aplicada nas empresas privadas. Elanão deve limitar-se tão somente a prestar contas aos cofres públicos através de dispositivos legais e constitucionais, mas buscar transparência nos demonstrativos financeiros. Isso permite que todosos cidadãos possam compreender as ações dos governantes e fazer uma análise crítica verificando, assim a atuação dos vários órgãos no que diz respeito à subtração de parte do patrimônio público pormeio de tributos.

A Contabilidade Governamental, no exercício de suas funções, tem que ser um instrumento de alcance e manutenção dos interesses públicos, os quais devem estar sempre voltados aoatendimento à sociedade.
A Contabilidade Pública é um instrumento que proporciona à Administração Pública as informações e controles necessários à melhor condução dos negócios públicos. Ela deveabastecer de informações todo o processo de planejamento, orçamento (elaboração, estudo e aprovação, execução e avaliação dos resultados) controle e o processo de divulgação da gestão realizada.

No Brasil,a Contabilidade Governamental advém diretamente da legislação. O principal dispositivo legal é a Lei 4.320/64, embora na sua maior parte ela traga regulamentação orçamentária e financeira — e nãopatrimonial ou contábil.Está intimamente ligada com a gestão de recursos públicos. Esta área ganhou maior visibilidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Portanto, a Contabilidade Governamental éum ramo da contabilidade regido pela Lei 4.320, de 17 de março de 1964. Seu objetivo é o controle sistemático dos recursos econômico-financeiros do Estado, através das ações administrativas de seusagentes – União, Estados, Municípios e Distrito Federal. É área da contabilidade que coleta, registra, controla e analisa os atos e os fatos da Fazenda Pública; ela reflete o Patrimônio Público e suas...
tracking img