Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estude de casos: A Gol levanta vôo

1) Conceitue resumidamente o modelo de negócio que a GOL utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil.

O modelo utilizado foi baseado no ”lowcost, low fare” termos estrangeiros que significam: Baixo custo, tarifa baixa. Essa prática defendia que para aumentar os lucros, as companhias aéreas deveriam reduzir ao máximo seus custos operacionaisde forma a maximizar seus ganhos, oferecer menores tarifas e conquistar mercado.

2) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL?Você acha que elas mudaram ao longo dos anos?

Tomando como baseo texto fornecido para estudo, a missão da Gol era prestar um serviço com as tarifas mais baixas para atender à demanda das classes mais baixas e sua visão (que se aproximas mais com o que a empresaprega) é, continuar inovando, buscando novas tecnologias, mantendo uma frota moderna e elevando sua produtividade por aeronave.
Observando o mercado de aviação, como a GOL atua no mesmo e pelasinformações disponibilizadas pela mesma é possível afirmar que a empresa mantém as mesmas missão e visão.

3) Elenque os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, para o inicio das operações daGOL.

Fracos: A aposta da empresa se baseava em um mercado ainda não explorado pela as outras companhias a classe C. Por mais inovador foi uma aposta arriscada, pois, não se tinha noção de como essafatia do mercado iria reagir.

Fortes: Metodologia de trabalho. Minimização de custos desde as acomodações na cabine – a Gol não tem a opção de serviço de 1º classe – à emissão dos bilhetes. O quepossibilitou a redução da tarifa de suas passagens aéreas.

Ameaças: Reação do mercado, as outras companhias - observando a abertura para um novo consumidor - adotar a mesma política de gestão quea Gol utilizou.

Oportunidade: Como o setor de aviação no Brasil passava por um momento de crise tornou-se mais “fácil” para que outras empresas entrassem no mesmo, levando em consideração que, em...
tracking img