Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
DIPLOMACIA EMPRESARIAL
RAFAELA ASSIS E RAYSSA
Com a difusão do capitalismo pelo mundo com o fim da Guerra Fria e com a globalização sergiram as chamadasempresas globais, estas se encontram presentes em diversos países do mundo, possuem muitos funcionários e lucros exorbitantes que muitas vezes se comparam ao produto interno bruto (PIB) de algumas nações, oque confere a estas empresas um poder imenso de barganha e de lobby frente a maioria dos governos.
O poder e a vontade destas empresas e de seus executivos muitas vezes ultrapassam o limite dalegalidade, um exemplo disto é a crise imobiliária americana que mais tarde resultou na crise econômica mundial que vivemos hoje, diferentemente das vitimas da crise imobiliária nada de significativoaconteceu com seus responsáveis, ao contrario estes conseguiram contornar a situação, não foram punidos legalmente, continuam em posições de poder, sua empresas foram salvas pelo governo e suas praticasadministrativas continuam basicamente as mesmas. Casos como estes repercutem mundo a fora fazendo com que a sociedade se questione se os governos realmente estão servindo e procurando o bem estar desua população se é possível haver uma balança entre o poder público e o privado.
Existem ainda algumas tentativas de formas diferentes da do capitalismo de Washington, como o capitalismo chinês e ocapitalismo dos Estados de bem estar social de alguns países europeus que possuem forte controle fiscal. Há uma maior tentativa por parte de países emergentes de tentarem estas formas diferentes decapitalismo uma vez que suas economias são mais dependentes do investimento e da presença destas empresas em seus territórios.
Outro ponto que vale ser lembrado é o da questão ambiental, tema tão emvoga na atualidade e que preocupa ao mundo todo, fato é que muitas destas empresas globais dependem de uma grande emissão de CO2 para se manterem produtivas e não consideram rentáveis investimentos...
tracking img