Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXTINÇÃO1 MARIA AMALIA ANDERY E TEREZA MARIA SÉRIO PUC-SP Quando falamos em comportamento operante estamos falando de uma relação entre uma classe de respostas, as conseqüências por ela produzidas e as alterações sobre o responder promovidas por estas conseqüências. Estudando esta relação, alguns pesquisadores perguntaram: o que acontece quando respostas operantes deixam de produzir asconseqüências que as mantêm? O estudo gerado por esta pergunta originou um conceito – o conceito de extinção - que descreve exatamente o que acontece quando uma classe de respostas operante deixa de produzir os reforços que vinha produzindo. Três aspectos, então, necessariamente devem compor a definição de extinção: (a) uma relação entre resposta e reforço já estabelecida, (b) a quebra desta relação e (c) asalterações no responder produzidas por esta ruptura. Como veremos, estes aspectos aparecem nas definições de extinção elaboradas por diferentes autores. Keller e Schoenfeld (1968), por exemplo, referem-se à extinção da seguinte maneira: Operantes condicionados são extintos rompendo-se a relação entre o ato e o efeito. À medida que respostas sucessivas deixam de produzir reforço, a recorrência daresposta torna-se menos provável. (...) A força de um operante condicionado pode ser reduzida pela não apresentação do reforço. (pp.70, 71) Skinner (1953), de forma bastante semelhante, afirma: Naquilo que é chamado ‘extinção operante’, uma resposta torna-se cada vez menos freqüente quando o reforçamento não mais acontece. (p.69) Millenson (1970), ao iniciar o capítulo sobre extinção de seu livro,afirma: Quando a conexão entre uma resposta operante e seu reforçador é abruptamente interrompida, um processo comportamental característico é produzido. As características deste processo, que é chamado extinção, desempenham uma parte importante na construção e manutenção de padrões complexos de comportamento (p. 89). Mais adiante, neste mesmo capítulo, Millenson apresenta o que chama de umadefinição completa de extinção: DADA: uma resposta operante previamente fortalecida. PROCEDIMENTO: retirar o reforço do operante. (...) PROCESSO: 1. um declínio gradual um tanto irregular da taxa marcado por aumentos progressivos na freqüência de períodos relativamente longos de não responder.
Texto publicado neste site com autorização das autoras, para uso exclusivo dos alunos do Curso deEspecialização do I nstituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (Campinas – SP ).
1

2 um aumento na variabilidade da forma (topografia) e da magnitude da resposta. . 3 uma ruptura gradual dos elos ordenados que constituem o comportamento . fortalecido. RESUL TADO: os processos comportamentais aproximam-se de estados de nível operante como valores limites. (p. 104 ) Como podemos notar, nostrechos que citamos, Keller e Schoenfeld, Millenson e Skinner incluem em sua definição de extinção os aspectos a (uma relação entre resposta e reforço já estabelecida) e b (a quebra desta relação). Com relação aos aspecto c (as alterações no responder produzidas por esta ruptura), pelo menos nos trechos citados, encontramos o enfraquecimento da resposta (a diminuição da freqüência ou taxa das respostasde uma determinada classe) destacado como uma alteração no responder 1 produzida pela ruptura da relação entre resposta e reforço[] E, efetivamente, uma . diminuição na freqüência das respostas anteriormente reforçadas pode ser o efeito que mais se destaca já que no processo de reforçamento toda nossa atenção estava voltada para o fortalecimento (ou aumento da freqüência) da resposta reforçada. Arelação de complementaridade entre os conceitos de reforçamento e extinção étal que há autores que sugerem que a extinção não seria um processo comportamental especial, mas parte do conceito de reforçamento. Catania (1999), por exemplo, afirma: O responder é mantido apenas enquanto o reforço continua e não depois que ele é suspenso. Assim, a redução no responder durante a extinção não é um...
tracking img