Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA ESCOLA 4

4 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho em grupo irá apresentar a forma que o Pedagogotem nas interações sociais dos alunos e de que forma isso vai ocorrer. Também fala da contribuição para o processo de democratização da escola o qual auxilia o acesso e permanência do seu aluno no espaço escolar e a sua importância para o sucesso da mesma. Assim o presente trabalho foi feito através de uma pesquisa de campo em escolas de municípios diferentes visando a importância do pedagogo nasinstituições escolares para que em grupo pudéssemos analisar e refletir sobre o inicio de sua formação profissional em suas praticas pedagógicas e de suas maiores dificuldades para exercer sua função pois isso é de fundamental importância para nós futuros pedagogos.



DESENVOLVIMENTO


1 A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA ESCOLA

Na pesquisa que realizamos observamos que opedagogo é um ser muito importante e que trabalha com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada pelo exercício da profissão. Por isso é que Vygostsky em sua teoria diz que é na escola e com os professores que os alunos constroem seus conhecimentos científicos e alem de tudo social, assim é tãoimportante à formação adequada dos professores, que sejam capacitados para que assim possam instruir, explicar, informar, questionar e corrigir o seu aluno por isso que precisar de muita atenção e habilidade.


Também central para essa formação, a proposição, realização, analise de pesquisas e a aplicação de resultados em perspectiva histórica, cultural, política, ideológica e teórica,com a finalidade de, entre outras de identificar e gerar, em praticas educacionais elementos mantenedores,transformadores,geradores de relações sociais que fortalecem ou enfraquecem identidades,reproduzem ou criam novas relações de poder.


Adultos, criança, professores e alunos podem conferir ás palavras significado e sentidos diferentes. Desta forma, os sujeitos mais experientes,ao interagirem com as crianças, estimulam-nas não só na apropriação da linguagem, como também na sua expansão, possibilitando, assim, a elaboração de sentidos particularizados, que dependem da vivencia infantil e da obtenção de significados mais objetivos abrangentes. Assim a atuação do pedagogo nos espaços escolares se define por varias praticas educativas direta ou indiretamente ligadas aorganizações e a processos de transmissão e assimilação ativa de saberes assim ele aprimoram o seu desempenho na sala de aula através de conteúdos, métodos, técnicas com bases em conhecimentos teóricos nas áreas do conhecimento pedagógico.


As evidentes mudanças científico-tecnológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais ocorridas no mundo contemporâneo têm influenciado direta eindiretamente a organização da sociedade que concretamente reflete em seus processos educacionais na escola, como instituição social, que tem como função a democratização dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade, é um espaço de mediação entre sujeito e sociedade.


Compreender a escola como mediação significa entender o conhecimento como fonte para efetivação deum processo de emancipação humana e logo, de transformação social. O que implica em ver o papel político da escola atrelado ao seu papel pedagógico cabe dimensionar a prática pedagógica, em todas suas características e determinantes com intencionalidade e coerência.


Apesar de que os pedagogos têm diferentes dificuldades nas suas profissão tanto em escolas como na sociedade em...
tracking img