Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ARUJÁ

RODRIGO ABDALLA

LOGÍSTICA REVERSA: OPORTUNIDADE PARA REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM DECORRENCIA DA EVOLUCAO DO FATOR ECOLOGICO.

ARUJÁ – SP
2012
FACULDADE DE ARUJÁ

RODRIGO ABDALLA

LOGÍTICA REVERSA: OPORTUNIDADE PARA REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM DECORRÊNCIA DA EVOLUÇÃO DO FATOR ECOLÓGICO.

Projeto de pesquisa apresentado como exigência parcial, para obtençãodo titulo de bacharel em Administração.
Orientador: Prof. Wanderley

ARUJÁ – SP
2012

Tema

LOGÍTICA REVERSA: OPORTUNIDADE PARA REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM DECORRÊNCIA DA EVOLUÇÃO DO FATOR ECOLÓGICO.

Sumario

Listas de Figuras

Introdução

A Logística Reversa
ROGERS e TIBBEN-LEMBKE (1999, Cap.2, p17) definem logística reversa como o processo de planejamento, implementação econtrole do fluxo de produtos acabados e as respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou adequar o seu destino.
STOCK (1998) por sua vez define que a logística reversa trata do retorno de produtos, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos e reforma reparação e remanufatura de bensretornados.
LACERDA, 2002, a logística reversa pode ser entendida como um processo complementar à logística tradicional, pois enquanto a última tem o papel de levar produtos de sua origem dos fornecedores até os clientes intermediários ou finais, a logística reversa deve completar o ciclo, trazendo de volta os produtos já utilizados dos diferentes pontos de consumo a sua origem. No processo da logísticareversa, os produtos passam por uma etapa de reciclagem e voltam novamente à cadeia até ser finalmente descartado, percorrendo o “ciclo de vida do produto”
A logística reversa pode, portanto, ser entendida como a área da logística empresarial que visa equacionar os aspectos logísticos do retorno dos bens ao ciclo produtivo ou de negócios através da multiplicidade de canais de distribuição reversosde pós–venda e de pós–consumo, agregando-lhes valor econômico, ecológico, legal e de localização (LEITE, 2003; CLM, 1993; FULLER, ALLEN, 1995).
A logística reversa compreende todas as atividades enfocadas na redução, reutilização e reciclagem, ou seja, a gestão e distribuição de material descartável.
A logística reversa estabelece algumas medidas para evitar e/ou diminuir a quantidade dematerial descartável, como:
* Reduzir os resíduos na origem dos mesmos;
* Reutilizar os materiais, maximizando o nível de rotação;
* Implementar sistemas de recuperação.

Reciclar uma tonelada de plástico economiza 130quilos de petróleo; para uma tonelada de vidro se gasta 70% menos energia do que fabricar, e para cada tonelada de papel reciclado poupa-se 22 árvores, e consome 71% menosenergia, além de polui 74% menos que fabricar o produto. (IARIA, 2002).
O processo de logística reversa gera materiais reaproveitados que retornam ao processo tradicional conforme a natureza do material e do motivo pelo qual este entra no sistema.

Impactos ambientais
Muito dos impactos ambientais não são sós do processo de produção, mas também do destino pós uso. Materiais descartados podemser reintegrados ao ciclo produtivo ou de negócios, voltando em economia e meio ambiente, assim custos mais baixos para clientes.
Muitas empresas estão montando processo de reciclagem dentro da própria empresa para reduzir o custo e ajudar a humanidade. A reciclagem é muito importante pelo fato de não destruir a natureza, fatos comprovam que a humanidade reciclando estará ajudando as empresas eindústrias a economizarem mais, assim tendo a oferecer baixos custos nos produtos fabricados.
A forma mais adequada de tratamento do lixo, por razões ecológicas e também econômicas, seriam os fluxos de resíduos cujos destinos seriam os aterros, a incineração ou a com postagem, reintroduz o lixo no processo industrial. Também faz parte da economia social, gerando empregos e rendas.
Como a...
tracking img