Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO SOBRE HIPERPIGMENTAÇÃO SUB-ORBICULAR E SEUS TRATAMENTOS















DEZEMBRO/ 2009



1. INTRODUÇÃO

Com uma maior expectativa de vida, a preocupação com a beleza e com uma aparência sempre nova desencadeou uma busca incansável por procedimentos que obtenham resultados satisfatórios. As mulheres são as que mais sofrem e também as que mais buscamtratamentos. Uma grande vilã para todos, inclusive para homens são as indesejáveis olheiras.
Para falarmos das mesmas, primeiramente precisamos conhecer, mesmo que superficialmente, as camadas da pele, para que no decorrer das explicações e protocolos apresentados possamos compreender a atuação e efeitos dos mesmos.
A pele é o maior órgão do corpo humano. Segundo Elaine e Rinaldo Guirro,“(...) ela representa 12% do peso seco total do corpo, pesando aproximadamente 4,5 kg” (GUIRRO e GUIRRO, 2002). Divide-se em três camadas: epiderme, derme e hipoderme, cada uma com sua respectiva função.
Segundo a professora Tecnóloga em Estética e Cosmetologia Rosaline Kelly Gomes a pele “(...) desempenha diversas funções que contribuem para a homeostasia do corpo. Dentre essas funções podemosdestacar: Barreira entre o meio interno e o meio externo contra agressões de natureza química, física ou biológica, impedimento da desidratação, evitando que os líquidos corpóreos extravasem, regulamentação da temperatura corporal, por meio de mecanismos de horripilação e sudorese, além da camada de gordura, participação do sistema imunológico, atuação na produção de vitamina D3, como um órgãosensorial, possui terminações nervosas de natureza, algiosensível (dor) criosensível (frio) e termosensível (calor), possui um pigmento denominado melanina que determina a cor genético-racial e proteção contra a radiação ultra violeta – RUV” (GOMES. Disponível em Acesso em 15 nov. 2009).
A região dos olhos é uma das regiões mais sensíveis do corpo humano. Segundo ( ) “sua camada epidérmica ébastante sensível, devido a isto, apresenta grande tendência a desenvolver hiperpigmentação – conhecida popularmente como olheiras” (Boletim Cosmecêutico. Disponível em Acesso em 17 nov. 2009.).



































































2. HIPERPIGMENTAÇÃO SUB-ORBICULAR

Segundo Anelise Pereira,Luciana Zanini e Renata Paiva, elas são originárias por um depósito de melanina, que podem ter várias causas, como:

“Estresse: São ocasionadas por estresse ou por uma noite mal dormida, sendo originárias pela dilatação dos vasos sanguíneos e aumento na produção de melanina, que são chamadas pelos médicos de congestão vascular. Assim que o organismo se recupera elas desaparecem.Hereditariedade: Assim como as varizes, elas geralmente têm características herdadas. A pele abaixo dos olhos é muito fina. Quando o sangue passa pelas veias maiores perto da superfície da pele, pode produzir uma cor azulada. Quanto mais transparente for a sua pele — também uma característica hereditária — mais escura será a aparência das olheiras.

Exposição ao sol: Até em pessoas de pele mais escuras, aexposição ao sol, pode causar um nível acima do normal de pigmentação abaixo dos olhos. A exposição ao sol aumenta a pigmentação natural da pele, por esse motivo, as pessoas ficam bronzeadas e aparecem olheiras.

Alergias: Qualquer condição que cause coceira nos olhos pode contribuir para as olheiras devido ao esfregar da pele. Algumas alergias a alimentos também podem causar o aparecimento dasmesmas.

Remédios: Qualquer remédio que cause a dilatação das veias pode causar olheiras. Uma vez que a pele abaixo dos olhos é muito delicada, a elevação no fluxo sangüíneo pode ficar aparente.

Falta de nutrientes: A falta de nutrientes na dieta, ou a falta de uma dieta balanceada, pode contribuir para a descoloração da área sob os olhos.

Fadiga: A falta de sono ou fadiga excessiva pode...
tracking img