Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ARAPOTI - FATI LUIZ HENRIQUE FERNANDES

O PROCESSO ADMINISTRATIVO NO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ARAPOTI E A RELAÇÃO COM A IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA 5 “S”

ARAPOTI 2012

FACULDADE ARAPOTI – FATI LUIZ HENRIQUE FERNANDES

O PROCESSO ADMINISTRATIVO NO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ARAPOTI E A RELAÇÃO COM A IMPLANTAÇÃO DAFERRAMENTA 5 “S”

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial a Faculdade Arapoti – FATI, para obtenção do título de Bacharel em administração. Orientador: Ronaldo Cardoso de Oliveira

ARAPOTI 2012

LUIZ HENRIQUE FERNANDES

O PROCESSO ADMINISTRATIVO NO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ARAPOTI E A RELAÇÃO COM A IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA 5 “S”Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração na Faculdade Arapoti, Área de Produção, setor: Qualidade Total.

Arapoti, 25 de Junho de 2012.

____________________________________ Ronaldo Cardoso de Oliveira - Orientador Pós Graduado em Administração Faculdade Arapoti - Fati

Dedico este trabalho ao meu pai e minhamãe.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a presteza do Professor Ronaldo Cardoso de Oliveira, que no
decorrer da elaboração desta monografia, foi fator chave para sua conclusão. Não

poderia deixar de falar sobre o companheirismo dos colegas de classe. Agradeço também ao Fábio Lopes Sampaio, pois foi quem permitiu a idealização deste curso.

Administração é a arte de criar caminhos que levama humanidade a excelência de suas realizações. (Marcelo Araújo)

RESUMO

O objetivo deste trabalho visa mostrar o resultado da implantação da ferramenta 5 “S” no setor administrativo do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Arapoti. Com relação a abordagem utilizou-se a pesquisa exploratória, para elaboração de um referencial teórico com revisão sobre o conceito deProdução, Qualidade Total e Ferramenta 5 “S”. O resultado da implantação da ferramenta foi muito bem aceita, ao longo do percurso houve certa resistência que aos pouco esta sendo combatida com material sobre o assunto, que é visto que a mesma resistência não oferece mais perigo para a conclusão do projeto . 5 “S” é uma ferramenta de qualidade, ela é dividida em cinco partes: utilização, ordenação,limpeza, saúde e autodisciplina, é uma ferramenta simples que gera ou produz resultados, no qual deve ser bem gerida. Palavras-chave: Organização, Ordenação, Limpeza, Saúde, Autodisciplina.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1- 5S ............................................................................................................................. 32 Figura 2- Senso deutilização.................................................................................................... 33 Figura 3 -Senso de ordenação .................................................................................................. 34 Figura 4 -Senso de limpeza ...................................................................................................... 36 Figura 5 - Senso de saúde......................................................................................................... 37 Figura 6 - Senso de auto disciplina........................................................................................... 39 Figura 7 - Benefícios da ferramenta 5 “S” ............................................................................... 40 Figura 8 - Organograma do Instituto dePrevidência ............................................................... 57 Figura 9 - Mesas do escritório .................................................................................................. 65 Figura 10 - Área de trabalho, antes da implantação. ................................................................ 65 Figura 11 - Área de trabalho, depois da implantação....
tracking img