Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3°TB
Componentes Curricular: Tecnologia da Fabricação do Álcool I
Professora: Dani

Cigarrinha

Alunos: Caique Lacerda
Lucas Cirilo
Matheus Salles
Thalles Adriano

Barretos/SPCigarrinhas:
Ocorre em vários Estados brasileiros, mais assume grande importância no Estado de São Paulo.Também vivem em outras plantas hospedeiras, tais como outras gramíneas, principalmente nos capins egramas.
Principais Espécies Brasileiras:

Cigarrinha-da-raiz (Mahanarva fimbriolata), ela tem coloração marrom avermelhada e medem cerca de 13 mm de comprimento por 6,5 mm de largura.

Cigarrinhadas folhas (Maharnava posticata), elas medem aproximadamente 14 mm de comprimento por 6 mm de largura. A coloração delas é bem parecida com as outras cigarrinhas, mas é mais escura, porem podemosdiferenciar pela a cabeça delas é de uma coloração marrom-esverdeada;

Ciclo de Vida:
O ciclo de vida da cigarrinha começa com o início do período chuvoso. Os fatores climáticos possuem grandeinfluência na população destes insetos, as ninfas não eclodem no período mais seco e frio do ano, necessita de calor e umidade favorecendo significativamente o desenvolvimento da cigarrinha. Osovos enterradosno solo dão origem às ninfas, que vivem em torno de 50 a 60 dias. Logo ao sair dos ovos, as ninfas caminham\ até a base da cana e se envolvem por uma espuma produzida por elas, para proteção, enquantosugam a seiva da planta para se alimentar até a fase adulta, quando voam, acasalam e geram novos ovos.
Combate:
Controle Biológico - As aranhas são inimigos naturais muito importante para ocontrole das cigarrinhas, elas comem as ninfas das cigarrinhas e também os adultos. A cigarrinha também pode ser controlada pela aplicação de Metarhizium anisopliae, também chamado de fungo-verde, na dosemínima de 200 gramas por hectare de fungo puro. O produto atinge ninfas e adultos. As aplicações devem ser feita com o uso de 250 litros de água por hectare. Algumas condições são indispensáveis...
tracking img