Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1.  Tecnologias de Informação e Informática


1.               Enumere e caracterize sumariamente algumas das principais áreas das TIC.

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

A informática é a aplicação de computadores para processamento de informação.

[pic]

BURÓTICA é a aplicação de meios informáticos no tratamento circulação da informação em escritórios e em tarefas do tipo administrativo.


[pic]TELECOMUNICAÇÕES consistem na transmissão (emissão/recepção) de sinais que reproduzem textos, imagens, sons, etc., por fio, fibra óptica, ondas electromagnéticas ou outro sistema.

TELEMÁTICA consiste na conjugação de meios de comunicação à distância (modems, linhas telefónicas, satélites, etc.) com meios informáticos.

O Controlo e Automação são as áreas de aplicação das TIC que englobam ocontrolo de mecanismos e os processos e industriais.

ROBÓTICA
é a ciência que conjugando informática eautomática torna possível projectar e construir robôs.Na indústria automóvel ou na indústria electrónica, é hojehabitual a utilização da
robótica.

CAD/CAM
(Computer Aided Design/Computer AidedManufactering) é o desenho e fabrico de peças eobjectos assistido por computador




2.               Quala origem da palavra informática e o seu significado.

Tratamento de informação, automaticamente, através de meios informáticos. Junção da Palavra Informação + Automática = Informática.


3.               Distinga entre hardware e software.

Hardware - Componentes (dispositivos) físicos que fazem parte de um sistema informático.

Software - Tem a ver com os componentes "não físicos", ou seja, osprogramas e informação que se encontram num sistema informático.


4.               Distinga entre software de sistema e software de aplicação. Apresente alguns exemplos.

Software de sistema- é fundamentalmente, o sistema operativo que consiste numa primeira camada de software ou o conjunto de instruções que transformam o hardware num sistema com o qual o utilizador pode interactuar e fazerfuncionar os seus programas.

Software de aplicação- engloba todo o restante tipo de programas de computador com os quais o utilizador pode realizar determinadas tarefas como por ex: programas de processamento, programas de folhas de cálculo, sistema de gestão de bases de dados programas de desenho, tratamentos de imagens, apresentação gráfica etc.



1.2.  Introdução à estrutura e funcionamento de umsistema informático






1.               Descreva os componentes fundamentais necessários para constituir um computador. Desenhe um esquema representativo.
Um sistema informático é constituído, simplificadamente, por:
Unidade Central de Processamento ( CPU )
Dispositivos de Entrada ( Input )
Dispositivos de Saída (Output )
Dispositivos de Armazenamento ( Memórias )

[pic]

2.               Indiqueos principais componentes típicos de um processador ou CPU e descreva sumariamente as suas funções.
A Unidade Central de Processamento ou CPU ( Central Processing Unity ) corresponde ao microprocessador nos computadores pessoais e constitui o " coração " do computador, em torno do qual tudo funciona.

3.               Um sistema informático necessita de dois níveis distintos de memórias oudispositivos de armazenamento: memórias primárias e memórias secundárias.

3.1.        Como distingue esses dois níveis de armazenamento?
Memórias Primárias ou Principais - memórias que se encontram em contacto directo com a CPU
Ex.
R.O.M. ( Read Only Memory ) - Memória só de leitura.
R.A.M. ( Random Access Memory ) - Memória de acesso aleatório.
Memórias Secundárias ou Externas - memórias constituídasem suportes de armazenamento com a capacidade de guardar a informação para além do tempo em que é utilizada na memória primária

Ex.
Disco Rígido
Discos compactos ( " CD's " )
Disquetes
Memorias USB
Cartões de Memória

3.2.        Indique os principais tipos de memórias primárias utilizados nos sistemas informáticos; aponte as suas características distintivas.

R.O.M. ( Read Only Memory ) -...
tracking img