Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI
CAMPUS: ANTONIO GIOVANNE DE SOUSA
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL








RELATÓRIO DE ATIVIDADES TÉCNICAS.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA
A EDUCAÇÃO BÁSICA































PIRACURUCA – PI
2012




UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

AGENILDO ALVES DESOUSA
ANA CLAUDIA DE S. AMARANTE
GENIVAL DO NASCIMENTO BRITO
LAURA DANIELLI AMORIM ALVES
LUANNA LUSTOSA BATISTA
MARCELO DE SOUSA MENESES
MÁRCIO MENESES DE BRITO





RELATÓRIO DE PESQUISA














PIRIPIRI – PI
2012





Relatório


O presente relatório tem por finalidade mostrar a política educacional do atual governo, que é voltada àinclusão e ao desenvolvimento social, considera a necessidade de ampliar o acesso a todas as etapas da educação básica e de garantir padrões de qualidade social ao ensino público brasileiro.
Em si mesma, a pretensão de proporcionar às crianças e jovens brasileiros acesso à educação básica já exige grandes esforços governamentais. Afinal, se o contingente de crianças excluídas do ensinofundamental não chega a ser muito grave, o mesmo não ocorre em relação à educação infantil e ao ensino médio - etapas em que o contingente, de fato, é muito alarmante.
No entanto, o atual governo pretende, além de assegurar às crianças e aos jovens o direito à escolaridade, assegurar - lhes também o direito à permanência e, sobretudo, à aprendizagem em escolas públicas qualificadas. Issosignifica dizer que, para materializar suas pretensões, já enfrenta e continuará enfrentando muitos desafios.
É verdade que o financiamento continua sendo o meio privilegiado de assegurar a expansão e a qualidade do ensino público. Contudo, uma reflexão sobre a qualidade educacional, enquanto tal, não pode se ausentar do enfrentamento das mudanças existente e propícias no âmbito dasociedade contemporânea, as quais, inclusive, resinificam o conhecimento.
Hoje, as mudanças significativas ocorrem em todo planeta, pois a configuração da informação em rede coloca em dimensões diferenciadas aspectos antes considerados fundamentais.
O FNDE é um importante programa que tem como finalidade viabilizar algumas situações para o bom desenvolvimento daeducação. Com o apoio do FNDE muitos recursos são destinados a capitais e municípios para serem aplicados corretamente no que de mais houver necessidade.
Os recursos são repassados a fim de atenderem progressivamente a carência de municípios, escolas e alunos, nas cidades nas quais se verifica um grande número de evasão escolar e analfabetismo, associado à maior vulnerabilidade e distorçãosocial.
A educação é um processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor interação individual e social.
Toda região que pretenda se desenvolver tem na educação o fator mais importante, e a escola é, em parte, responsável pela formação de seus cidadãos.
A educação pode ocorrerde forma assistemática, ou seja, com a família, com amigos, nas ruas, nos livros, revistas, etc.
Na escola a educação ocorre de forma sistemática, ou , seja ,organizada, obedecendo à norma e critérios definidos por lei.
Piracuruca possui muitas escolas, que atendem desde a pré-escola até o ensino superior, pertencendo às redes municipais, estadual e particular.Dos acontecimentos que merecem destaque, citamos: a implantação da escola Monsenhor Benedito do 6º a 9º ano. Com 48 docentes e 31 Turmas . Atualmente a escola atende uma clientela de 1027 alunos, contando com 69 funcionários. O rendimento escolar é considerado bom, tendo em vista o número de aprovação em 2011 que foi de 91,4% e de evasão 5,6%, parte desta atribui-se à questão...
tracking img