Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fordismo,refere-se aos sistemas de produção em massa[->0] e gestão idealizados em 1913[->1] pelo empresário estadunidense[->2] Henry Ford[->3] (1863[->4]-1947[->5]), produção[->6] capitalista[->7]baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo[->8] em massa. Ou seja, esse "conjunto de mudanças nos processos detrabalho (semi-automatização, linhas de montagem)" é intimamente vinculado as novas formas de consumo social.
A partir da década de 1970[->9], o fordismo entra em declínio. A General Motorsflexibiliza sua produção e seu modelo de gestão. Lança diversos modelos de veículos, várias cores e adota um sistema de gestão profissionalizado, baseado em colegiados. Com isto a GM ultrapassa a Ford, como amaior montadora do mundo.
Na década de 1970, após os choques do petróleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilístico, o fordismo e a produção em massa[->10] entram em crise ecomeçam gradativamente, sendo substituídos pela produção enxuta[->11], modelo de produção baseado no Sistema Toyota de Produção[->12] ou toyotismo.
Em 2007[->13] a Toyota[->14] torna-se a maiormontadora de veículos do mundo e põe um ponto final no fordismo
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro[->15] norte-americano[->16] FrederickTaylor[->17] (1856[->18]-1915[->19]), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas[->20]. O taylorismo caracteriza-sepela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas noséculo XX[->21].
A ideia principal do livro é a racionalização do trabalho[->22], que envolve a divisão de funções dos trabalhadores[->23]; com isso Taylor critica fortemente a Administração por...
tracking img