Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* | |

1 - CAPA

2 – INTRODUÇÃO

O trabalho infantil no Brasil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação. O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituemcrime.Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.

3 - DESENVOLVIMENTO

Perfil do trabalho infantil no Brasil
Como já era de se esperar, o trabalho infantil ainda é predominantemente agrícola. Cerca de 36,5% das crianças estão em granjas,sítios e fazendas, 24,5% em lojas e fábricas. No Nordeste, 46,5% aparecem trabalhando em fazendas e sítios.
A Constituição Brasileira é clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14. Essa lei não é seguida em muitos lugares, já que é visível a exploração do trabalho infantil, falta fiscalização.
Não é o que vemos na televisão. Há dois pesose duas medidas. Achamos um absurdo ver a exploração de crianças trabalhando nas lavouras de cana, carvoarias, quebrando pedras, deixando sequelas nessas vítimas indefesas, mas costumamos aplaudir crianças e bebês que se tornam estrelas mirins em novelas, apresentações e comerciais.
Crianças que auxiliam seus pais a fim de aumentar a renda de sua família, outras que são exploradas sexualmente,meninas que trabalham como domésticas na classe média alta. As ruas são tomadas de crianças vendendo bala, vendendo jornal no semáforo e muitas apanham senão voltarem com dinheiro para casa.

Causas
A falta de oportunidade de trabalho, a renda baixíssima dos pais, a não alfabetização, também são fatores que contribuem para a pobreza.
A causa de tudo isso? É a miséria que amedronta, chegar emcasa e não ter o que colocar no prato, ver o filho passar frio, fome.
Muito se diz que lugar de criança é na escola, a realidade das famílias carentes nos é obscuro, é o que fazemos para ajudar? Apenas criticamos ou temos o sentimento de piedade? É pouco, podemos mais, muito mais. Há medo, dor, sofrimento, no coração dessas pessoas que trabalham, culpa em muitos pais que não encontramalternativas melhores de sobrevivência, e falta de caráter daqueles que exploram esses.
A ausência escolar prejudica o presente e futuro de uma criança. Tem muito menos chance de alcançar um emprego melhor, não conhece sua infância e cresce muitas vezes com angústia, dor, raiva, senão dos pais, talvez da sociedade. Pode tornar-se criminosos ou prostitutas?

Regiões
A maioria das criançastrabalhadoras está nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Como segue:
Norte
- 12,11% das crianças dessa região estão trabalhando;
- Possui 5,05% das crianças trabalhadoras do Brasil;
Principais atividades: serviços (inclusive domésticos), comércio e agronegócio.
Nordeste
- 12,94% das crianças dessa região estão trabalhando;
- Possui 49,54% das crianças trabalhadoras do Brasil;
Principais atividades:agronegócio, serviços (inclusive domésticos) e comércio.
Centro-Oeste
- 7,14% das crianças dessa região estão trabalhando;
- Possui 6,03% das crianças trabalhadoras do Brasil;
Principais atividades: serviços (inclusive trabalho doméstico), comércio e agronegócio.
Sudeste
- 4,96% das crianças dessa região estão trabalhando;
- Possui 22,96% das crianças trabalhadoras do Brasil;
Principaisatividades: serviços (incluindo domésticos), indústria e comércio.
Sul
- 9,85% das crianças dessa região estão trabalhando;
- Possui 16,41% das crianças trabalhadoras do Brasil;
Principais atividades: serviços (incluindo domésticos), agronegócio e indústria.
|
O estudo da OIT prevê que, ao final de 2015, as regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste terão as menores taxas de trabalho infantil....
tracking img